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Tecnologia  | 06/02/2011 14h43min

Menos papel nas transações bancárias

Banco do Brasil comemora resultados do projeto Débito Direto Autorizado da Febraban

Lançado em maio do ano passado, o Débito Direto Autorizado (DDA) do Banco do Brasil foi responsável pela preservação de 13 mil eucaliptos e pela economia de mais de 23 milhões de litros de água.

A modalidade, que permite ao cliente optar por receber seus boletos de pagamento de forma eletrônica, ainda economizou ao banco mais de R$ 49 milhões, com a dispensa de despesas de impressão, postagem e tarifa bancária.

O Banco do Brasil é responsável por mais de 31% do mercado de DDA no país. O projeto desenvolvido pela rede bancária em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) teve início em outubro de 2009.

Além de reduzir o consumo de papel, fornece mais segurança às transações. Hoje, o sistema já interliga mais de 130 bancos e 5 milhões de pessoas em todo o Brasil.

Walter Pinto de Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, quer que o projeto alcance cobranças como as de água, luz

e telefone.

- Uma das vantagens do sistema é a possibilidade de reunir todas as cobranças em um só lugar - afirma.

Um dos obstáculos enfrentados pela modalidade é a desconfiança que ainda predomina entre os clientes, que acabam priorizando os documentos em papel. No Banco do Brasil, a orientação é estimular cada vez mais a migração dos pagamentos de contas para o DDA.


Como funciona

- No Débito Direto Autorizado (DDA), o cliente opta por receber os títulos que estão vinculados ao seu CPF (condomínio, escola, plano de saúde) de forma eletrônica, dispensando sua impressão e sua postagem.

- Para isso, é preciso que a empresa ou instituição emissora desse título (imobiliária, escola etc) se cadastre na modalidade.

- Ao ter autorização das duas partes, o banco passa a emitir a autorização para pagamento na data de vencimento da conta. Ao acessar sua conta online, o cliente opta por pagar ou não o título.


As principais vantagens

- Redução da utilização de papel para a impressão do bloqueto de cobrança, já que a transação será eletrônica

- Redução de filas nas agências

- Maior segurança na entrega da cobrança

- Eficiência para o mercado, já que simplifica o processo de recebimentos e pagamentos entre as empresas

- Integração

ZERO HORA
Carlos Edler / Agência RBS

A ideia é reduzir cada vez mais a quantidade de papel que recebemos
Foto:  Carlos Edler  /  Agência RBS


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