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 | 09/08/2010 16h35min

Sebrae vai preparar micro e pequenas para a Copa 2014

Megavento esportivo vai gerar oportunidades de negócios em diversos setores, como turismo, comércio, transportes e tecnologia da informação

O Sebrae vai investir R$ 36 milhões de recursos próprios em ações de capacitação, desenvolvimento de negócios e mapeamento das oportunidades que a Copa do Mundo de 2014 vai gerar para as micro e pequenas empresas. Juntamente com os aportes das instituições parceiras, o total de recursos no programa do Sebrae para a Copa 2014 já chega a R$ 50 milhões, informou o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.

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O diretor destacou que é natural pensar que a Copa vai beneficiar a cadeia produtiva do turismo, porém os investimentos públicos e privados que começam a chegar nas doze cidades-sede definidas pela FIFA vão significar muito mais. Segundo Carlos Alberto, o megaevento esportivo vai gerar avanços em diversos setores produtivos e o desenvolvimento do País como um todo.

“ O viés da Copa pode ser muito de turismo, mas vamos perceber que ele avança em muitas direções, abrangendo vários setores”, afirmou o diretor. A reforma de um estádio, por exemplo, envolverá diversos tipos de empreendimentos, negócios, produtos e serviços, tais como, tecnologia da informação (TI), comércio e empreendedores individuais, entre outros, acrescentou.

Participaram da reunião dirigentes das unidades do Sebrae nas doze cidades-sede onde ocorrerão os jogos da próxima Copa do Mundo, gerentes e coordenadores das carteiras de projetos envolvidas com a preparação, execução e legado do megaevento esportivo.

“Nossa atuação não estará envolvida com os jogos, mas com o movimento da economia gerado por eles e o avanço dos pequenos negócios nas regiões das cidades-sede”, enfatizou o diretor. “A Copa possui um efeito catalisador enorme. Temos que nos antecipar, senão as coisas não acontecerão como gostaríamos”, disse ele. “Barcelona se reinventou após a Olimpíada”, exemplificou.

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Do ponto de vista das finanças públicas, cidadãos e contribuintes devem debater o significado do megaevento esportivo para o País. “Para o Sebrae, nos interessa o que ele significa para os pequenos negócios, antes, durante e depois dos jogos”, insistiu. A enxurrada de projetos e solicitações de apoio e patrocínio que estão chegando ao Sistema Sebrae só será avaliada se estiver relacionada com a melhoria da qualidade, e gestão dos produtos e serviços prestados pelas MPE, complementou o diretor

AGÊNCIA SEBRAE
 

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