clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 12/04/2010 10h23min

Dicas para o chuveiro elétrico

Escolha o modelo certo para o seu conforto

Uma das escolhas mais populares na hora do banho, o chuveiro elétrico nasceu na primeira metade do século passado no Brasil. ´É mais barato e não há mistérios na sua instalação, além de apresentar um menor consumo de água e temperaturas pré-definidas - a maioria tem frio, morno e quente.

Mas alguns modelos já apresentam outros elementos, coisas mais sofisticadas, como reguladores de temperatura personalizados e até controle remoto.

O que você prefere: chuveiros elétricos ou os modelos tradicionais a gás?
>Eletricistas aqui!

Parte elétrica
Quam optar por um chuveiro elétrico vai precisar de uma rede elétrica adequada. Tem modelos que exigem um consumo bem maior, principalmente quando a intenção é ter dois ou mais aparelhos instalados na mesma casa. O problema surge com mais de um chuveiro em funcionamento ao mesmo tempo.

É preciso que a caixa de luz tenha um disjuntor para suportar a corrente elétrica sem prejuízo para outros cômodos. A espessura dos fios que abastece os chuveiros também precisa de atenção. Sempre é bom trocar este tipo de fiação quando for efetuar uma nova troca de modelo de chuveiro, já que cada um apresenta um tipo compatível de fio. Em alguns casos, é preciso fazer uma manutenção na rede para receber um novo aparelho.

Pressão da água
A força da água ao chegar no aparelho também deve ser analisada. Quanto maior a pressão maior será a vazão. Para saber exatamente a pressão, o cálculo para analisar a distância da caixa d´água  com o ponto de chuveiro. O nome deste cáculo é MCA e um chuveiro comum funciona a partir de 1 MCA - alguns modelos usam pressurizadores que aumentam o volume de água.

Quando acontecer de uma troca de aparelho ou mesmo a instalação de um novo é prudente sempre consultar este valor (MCA) do modelo para evitar futuros aborrecimentos.  

Prédios
E em apartamentos localizados nos andares inferiores, a pressão da água é maior. O bom seria instalar um redutor.


Consulte sempre um eletricista para saber mais sobre os modelos que existem no mercado e qual é a melhor opção para a sua residência!

Divulgação / 

Tenha um banho sem sustos
Foto:  Divulgação


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

08/04/2010 11h07min
Como pintar paredes
06/04/2010 10h14min
Profissional de Automação Residencial
01/04/2010 14h10min
Novas tomadas
23/03/2010 14h52min
Lâmpadas fluorescentes
23/03/2010 14h50min
O uso de painéis solares
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.