| 23/03/2010 14h01min
Um bar, todos nós temos uma ideia do que seja. São estabelecimentos em que geralmente vamos para tomar uma bebida alcoólica, fazer um happy hour com os amigos, e curtir alguns momentos de descontração. Mas alguns dos bares que conhecemos recebem o título de “pub”. E, afinal, o que seria um pub?
Pub vem do termo em inglês “Public House” (Casa Pública). São estabelecimentos comuns no Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte), licenciados para vender bebida alcoólica, oferecendo variedade em cervejas, destilados e vinhos. Nas tradições dos pubs encontram-se também os jogos, como dardos e sinuca.
Historicamente, há indícios de que os pubs tiveram início na Inglaterra há dois mil anos, no período em que o país foi invadido por romanos. Eles sumiram por algum tempo e reapareceram na Idade Média, tornando-se casa vez mais pontos de encontro da comunidade. No Reino Unido, atualmente existem cerca de 54.000 pubs.
No Brasil, os pubs
buscam reproduzir esse estilo de bar,
em locais parecidos com uma taverna, com muito uso de madeira, e bancos altos. É comum a venda de uma grande variedade de chope, inclusive com várias marcas importadas, servido em canecas de um pint (aproximadamente 570 ml).
Nos pubs ao redor do mundo, também é tradicional a comemoração do Dia de São Patrício (Saint Patrick´s Day), realizada em 17 de março. O santo é padroeiro da Irlanda, pois acredita-se que ele foi o responsável pela conversão do povo irlandês ao cristianismo. Na data festiva, é comum a presença de imagens de trevos de três folhas, que as pessoas se vistam de verde, e que ofereçam cada gole de bebida ao santo. Existe ainda uma bebida típica, o chope verde, feito com uma mistura de chope e maçã verde.
Exemplos de pubs em Curitiba são o Sláinte e o
Sheridan´s, inspirados em pubs irlandeses.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.