| 15/04/2009 10h03min
A Inglaterra vive um dia de luto nesta quarta-feira, quando a tragédia de Hillsborough completa 20 anos. No dia 15 de abril de 1989, o Liverpool enfrentaria o Nottingham Forest no Estádio de Hillsborough, em Sheffield, pelas semifinais da Copa da Inglaterra. Antes da partida, no entanto, aconteceu a tragédia. Em grande número, a torcida do Liverpool demorou a entrar no estádio por conta de desorganização da polícia local. Quando cerca de 5 mil pessoas se amontoaram no local, as autoridades ordenaram que abrissem os portões.
Houve uma verdadeira avalanche humana. Os torcedores entraram de forma desenfreada no estádio, chegando a derrubar o alambrado que separava as arquibancadas do gramado. Durante o tumulto, centenas de pessoas acabaram esmagadas na grade. Os policiais não perceberam o que estava acontecendo e chegaram a tentar evitar o que consideraram como uma invasão ao campo, demorando a prestar socorro às vítimas. No total, 96 torcedores do Liverpool morreram.
A tragédia é encarada como um marco na modernização do futebol inglês. Após o incidente, o governo britânico impôs uma série de medidas para evitar tragédias semelhantes. A principal delas impedia a existência de grades ou alambrados separando as arquibancadas e o gramado. Além disso, todo torcedor que comprasse ingresso teria direito a uma cadeira no estádio, acabando assim com as áreas em que se vê o jogo em pé.
Com a modernização dos estádios, os clubes passaram a faturar mais nos dias de jogos. Este fator é considerado como um dos principais para a ascensão do Campeonato Inglês enquanto negócio nas décadas de 1990 e 2000.
Com informações do Lancepress e Globoesporte.com.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.