| 08/04/2009 03h25min
No primeiro tempo do Gre-Nal, o volante Sandro colocou a bola pelo meio das pernas de Tcheco em seu próprio campo de defesa. Reflexo dos tempos em que ele era centroavante goleador no Cruzeirinho, de Planaltina, e no Gama, de Brasília. Hoje, Seu Juaci, o pai, sabe que a primeira posição do meio campo pertence ao seu filho, titular incontestável do Inter que enfrenta o Guarani, pela Copa do Brasil, às 21h50min de hoje. Mas quando Sandro deixou de ser atacante, ele quase sofreu um ataque de nervos: – Pensava: “Meu Deus. Daqui a pouco ele vai parar no gol”.
Oresponsável pela mudança de Sandro foi Zé Vasco, técnico da escolinha do Gama. O então centroavante Sandro, de 12 anos, passava por má-fase, sem conseguir marcar. Irritado, começou a voltar para buscar o jogo. Zé Vasco sugeriu então que o menino se transformasse em um meia-atacante.
Sandro seguia voltando para buscar mais e mais a bola na defesa. Além disso, o porte longilíneo era um diferencial na marcação. A
força em campo vinha da ajuda
ao pai, na época pedreiro, na construção civil de Brasília (a família é de Riachinho-MG, mudou-se para Brasília e voltou para Minas). O guri virou volante. E não demorou para chamar a atenção.
Aos 16 anos, Sandro deixou os juvenis do Gama e foi para o Atlético-PR. Passou por maus momentos sozinho no alojamento.
– Às vezes, ele ligava chorando – diz a mãe, Dona Rosângela.
– Chorava, não, mãe! Sempre falava que estava tudo bem para evitar preocupações – desmente Sandro.
A verdade é que o volante suportou a saudade da família porque acreditava ter mais futuro em Curitiba do que em Brasília. E foi no Paraná que surgiu a grande oportunidade.
Depois do Atlético-PR, Sandro parou em um time de empresários antes de ir para o Londrina e assim disputou a Copa São Paulo de 2007. Na goleada de 3 a 0 sobre o Grêmio, foi destaque e chamou a atenção dos olheiros do Inter. As boas atuações nos juniores do Beira-Rio renderam uma
subida vertiginosa ao profissional e duas convocações para a
seleção brasileira sub-20.
Para Seu Juaci, nada disso surpreende. Achava o filho habilidoso desde quando ele chutava bolas feitas de meia na fazenda onde mora hoje a família, em Riachinho (MG).
Os pais e a avó, Florestina, vieram para a Capital no dia 11 de março para comemorar o aniversário de 20 anos de Sandro, no último dia 15. Desde então mimam o volante no apartamento da Avenida Cavalhada, em Porto Alegre. Matam saudade porque o garoto mal ficou em Riachinho na virada do ano.
Afinal, ele tinha de se apresentar na seleção sub-20: — Nunca quis ser apenas mais um.
Guarani x Inter
Data: 08/04 - quarta-feira
Local: Estádio Brinco de Ouro, Campinas (SP)
Horário: 21h50min
Transmissão: RBS TV, Sportv2 e ESPN/Internacional transmitem ao vivo. A Rádio
Gaúcha abre a jornada às 21h15min
Ao lado do pai, Juaci, e da avó, Rosângela, Sandro curte momentos com a família que o visita na Capital
Foto:
Tadeu Vilani
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.