| 05/03/2009 00h52min
Depois de dois meses de treinamentos intensos, uma apresentação especial em estádio lotado e infindáveis especulações da imprensa, Ronaldo finalmente estreou no Corinthians nesta quarta-feira, no primeiro jogo do clube pela Copa do Brasil.
Ainda distante de sua melhor forma física, o atacante jogou 27 minutos na vitória por 2 a 0 do contra o Itumbiara, em Goiás. O resultado garantiu a classificação antecipada do Corinthians à próxima fase da competição, na qual enfrentará o Misto, de Mato Grosso do Sul, em abril.
Motivo da maior expectativa para o jogo, Ronaldo entrou no gramado cercado de jornalistas e seguranças, que não pouparam o jogador nem no banco de reservas, de onde ele assistiu o primeiro tempo. Com a bola rolando, o jogo refletiu a empolgação da estreia de Ronaldo, com lances ofensivos para ambos os lados. O Corinthians foi à partida disposto a garantir a classificação antecipada, com três atacantes — Jorge Henrique, Dentinho e Souza.
Mas com o apoio da torcida e dispondo
de jogadores conhecidos — como Denílson e Túlio —, os donos da casa seguraram o ímpeto corintiano e, por alguns momentos, criaram mais oportunidades e chegaram ao ataque com maior perigo que o adversário. O Corinthians só chegou ao primeiro gol em cobrança de pênalti.
Jorge Henrique recebeu lançamento pela esquerda e foi derrubado na área, perto da linha de fundo. O zagueiro Chicão, artilheiro do time na temporada, bateu rasteiro no canto direito e abriu o placar. Acompanhando o jogo do banco, Ronaldo — alvo constante das câmeras de televisão — chegou a ensaiar um tímido aquecimento no primeiro tempo, mas permaneceu na reserva após o intervalo.
Atacante entrou no jogo sob fogos de artifício
Assistindo ao início do segundo tempo, o jogador comemorou o gol de André Santos, que garantiu a vaga do Corinthians por antecipação na próxima fase, dispensando o jogo de volta em São Paulo. Boquita arriscou de longe, a defesa
desviou e o lateral-esquerdo aproveitou a bobeada da
zaga para bater rasteiro, de pé direito.
Na expectativa para a entrada de Ronaldo, a torcida não reclamou da queda do nível da partida. A empolgação aumentou aos 8 minutos, quando Ronaldo iniciou o aquecimento com os demais jogadores. Aos 20, o técnico Mano Menezes finalmente chamou o atacante e começou a passar instruções. Aplaudido pela torcida, que vibrava com a estreia do ídolo, Ronaldo entrou em campo aos 22, no lugar de Jorge Henrique, sob fogos de artifício.
Um minuto depois, com alguma dificuldade na movimentação, Ronaldo tocou na bola pela primeira vez, ainda de forma tímida. Aos poucos, o atacante passou a ser mais acionado em campo. Ele não disputava partidas oficiais desde fevereiro de 2008, devido a uma lesão no joelho.
Aos 28, marcado por zagueiro, Ronaldo tentou de cabeça em levantamento na área. Em seguida, recebeu na entrada da área e, cercado por três jogadores, driblou um marcador mas foi barrado pela defesa, para lamento geral
da torcida. Em resumo, Ronaldo teve
poucas oportunidades para balançar as redes em sua aguardada estreia.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.