| 11/02/2009 08h07min
Fosse corrida em cancha reta, Taison seria o mais veloz. Tem força superior e salta na frente na hora do arranque. Nilmar vence se a disparada vier precedida de giro sobre o zagueiro, deslocamento para o lado ou movimentação de braços e pernas para evitar a queda. Depois do contra-ataque relâmpago que decretou a vitória do Inter no Gre-Nal, eis a pergunta mais ouvida no Beira-Rio: quem é mais rápido, Nilmar ou Taison, que volta a Erechim nesta quarta para pegar o Ypiranga?
Acompanhe os treinos do Inter no Blog Pré-Jogo
A resposta certa: depende. Não foram feitas medições de velocidade na pré-temporada, até porque não trariam maiores revelações a serem aproveitadas do ponto de vista técnico. No caso dos dois, cuja velocidade acima da média é evidente, vale mais o perfil que os faz atingir média em torno dos 30 Km/h do que o título honorário de “papa-léguas” do Beira-Rio.
– O Nilmar é mais ágil. O Taison é mais veloz em linha reta. Só que futebol não é linha reta. É o que ouço dos professores da área. Bem, essa é uma dúvida que eu não preciso ter – resumiu Tite.
Um dos professores citados por Tite é o preparador físico Fábio Mahseredjian. Ele trabalhou com Nilmar no Corinthians e faz uma revelação. O autor do gol decisivo no Gre-Nal de domingo não era nem o segundo mais rápido.
– Não lembro quem era o mais veloz, mas o Nilmar era o terceiro ou quarto da lista – diz Mahseredjian. – Com certeza, o Taison é mais veloz se os dois partirem juntos em uma corrida. Mas a agilidade do Nilmar é impressionante. Por isso chega à frente.
O coordenador de preparação física do Colorado, Élio Carravetta, tem até denominação usada na literatura esportiva para definir as diferenças de velocidade da dupla. O professor define Nilmar como jogador de agilidade felina.
– É como se fosse um bailarino da velocidade. Ele mexe o corpo, usa as passadas longas e salta na frente graças a estes movimentos – explicou Carravetta.
– Só sei dizer que o Nilmar e eu corremos bem – disse Taison.
– Ele é mais rápido. Mas é o Inter, quem ganha, não? – deduziu Nilmar.
ZERO HORAGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.