| 04/02/2009 16h12min
Cerca de 160 policiais começam a chegar a Erechim na tarde de sexta-feira, para cumprir o esquema de segurança elaborado pela Brigada Militar, para o Gre-Nal de domingo. As obras realizadas no Estádio Colosso da Lagoa que visam a segurança da torcida e jogadores também estão sendo concluídas.
Na vistoria feita esta manhã pelos oficiais do Comando Regional de Policiamento Ostensivo Planalto e do Batalhão de Polícia Militar de Erechim, cada detalhe foi revisado. Locais de entrada para cada torcida, isolamentos e grades para separar as torcidas colorada e tricolor.
Uma das principais preocupações do comando da Brigada Militar são as torcidas. Por isso a revista será feita ainda na rodovia, antes de entrar na cidade. Policiais rodoviários estaduais farão revistas para impedir que os torcedores entrem armados no estádio. Na entrada do Colosso, nova revista, desta vez com o uso de detector de metais. Como é proibida a venda de bebida alcoólica no Estado (o Ypiranga é
pioneiro nesta questão desde
2003), os torcedores também não poderão entrar com bebidas ou latinhas. Na cantina do estádio, só copos descartáveis.
Cerca de 50 homens do BOE de Passo Fundo chegam na cidade na sexta para fazer a segurança do jogo entre Juventude e Ypiranga. Eles permanecerão na cidade e recebem o reforço de outros 60 homens do BOE de Porto Alegre, que também farão a escolta das delegações e torcidas organizadas e estarão destacados para o policiamento do gramado e proteção do árbitro. No domingo, entra em ação a operação de esforço concentrado, com mais 50 policiais, incluindo 10 policiais a cavalo e três patrulhas com cães. Ao todo o efetivo deve somar 160 policiais militares, além de seguranças da Federação Gaúcha de Futebol e voluntários do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco.
— Vai ser como o Gre-Nal na capital, tomaremos todos os cuidados, mesmo sabendo que o torcedor do interior costuma ser bem disciplinado —salientou o comandante do CRPO Planalto Pedro Luiz Lima.
Como o mando de campo é
do Grêmio, o time ficará com o lado esquerdo do estádio, contando com o vestiário do Ypiranga e a bilheteria e entradas para arquibancadas existentes na esquerda do Colosso. Os torcedores do Inter ficarão no lado direito e terão bilheteria e duas entradas para o estádio, próximo ao restaurante e na rua lateral, por onde é feito o acesso de ambulância.
Na arquibancada estão sendo colocadas grades para separar as torcidas e para evitar qualquer contato entre os torcedores dos dois times é deixar um espaço de cinco metros entre as duas torcidas. Até mesmo a área de estacionamento para os ônibus de torcedores será diferenciada, para impedir confrontos.
Se houver confusão, a polícia também vai estar preparada para atuar. Um posto de triagem será montado na entrada do estádio, para onde serão levadas as pessoas detidas pela polícia e objetos perdidos.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.