| 16/01/2009 15h10min
Uma reunião realizada na manhã desta sexta, dia 16, no Comando da Polícia Millitar, no Centro de Florianópolis, anunciou as definições para a presença de torcidas durante os jogos do Catarinense 2009. A principal mudança está na liberação da presença do torcedor uniformizado no estádio do adversário.
O encontro relizado no Centro de Florianópolis contou com torcedores do Figueirense, Avaí e Brusque, o comandante-geral da Polícia Militar, Eliésio Rodrigues, o coordenador adjunto do Centro de Apoio Operacional Criminal, Fabiano Henrique Garcia (MPSC), o assessor jurídico da Associação de Clubes de Futebol de Santa Catarina, Luciano Ramos de Fávere, e Rodrigo Capella, da Federação Catarinense de Futebol (FCF).
No ano passado, foi proibida a presença do torcedor fardado no setor de visitantes após o incidente no jogo Criciúma x Avaí, no estádio Heriberto Hülse, em fevereiro do ano passado, durante o Estadual. Na ocasião, uma bomba arremessada da área onde se encontravam torcedores do Avaí decepou a mão do aposentado Ivo Costa, torcedor do Criciúma.
Torcidas organizadas
Na reunião desta sexta também foi anunciado que será mantido o procedimento de cadastros das torcidas organizadas e seu associados junto à FCF. Quem estiver cadastrado poderá usar o uniforme da organizada tanto em partidas dentro quanto fora de casa ao longo do Catarinense. Até o momento, 13 organizadas estão cadastradas na FCF.
Segundo Rodrigo Capella, trata-se de um voto de confiança que é dado ao torcedor para o Estadual:
– Ficou definido que as torcidas organizadas poderão comparecer aos jogos de seus clubes quando estes forem visitantes, assim como torcedores comuns poderão ir nos estádios dos adversários com as camisetas de seus clubes. Não haverá proibição como foi feita no ano passado. Isto é um voto de confiança que a Federação, o Ministério Público e a Polícia Militar estão dando aos torcedores de Santa Catarina. Não só as organizadas, como também os torcedores comuns dos clubes, ressaltando que somente poderão entrar com camisa da torcida organizada ou com a faixa dessa a torcida devidamente cadastradas na federação – disse Rodrigo Capella, representante da FCF.
Objetos vetados
Outra medida para garantir a paz e a segurança durante o Estadual é a proibição da entrada nos estádios de objetos considerados perigosos ou de fogo. Com isso, estão vetados fogos de artifícios, armas de fogo e brancas, vasilhames, garrafas, lata, copo de vidro. Além disso, os mastros de bandeiras terão que ser de material flexível, como o PVC.
Matéria atualizada às 16h17.
DIÁRIO CATARINENSE E CLICBRSGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.