clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 23/12/2008 22h44min

Boca perde para Tigre mas fica com a taça de campeão argentino

Time treinado por Carlos Ischia saiu vencedor depois do triangular decisivo

Vinicius Rebello  |  vinicius.rebello@rbsonline.com.br

Mesmo derrotado por 1 a 0 pelo Tigre, o Boca Juniors se sagrou campeão do Torneio Apertura pela sexta vez, na noite desta terça-feira. O único gol da partida realizada no Estádio Presidente Perón, em Avellaneda, foi marcado pelo atacante Lázzaro, aos 22 minutos do segundo tempo.

O Tigre, que voltou à primeira divisão em 2007 após quase 25 anos na segundona, perdeu de 2 a 1 para o San Lorenzo na estréia do triangular final e precisava de uma vitória por uma diferença mínima de dois gols para ser campeão. O San Lorenzo, que também estava na disputa, acabou eliminado ao perder para o Boca de 3 a 1 no último sábado.

Com o resultado desta terça-feira, as três equipes terminaram o triangular decisivo com três pontos. A diferença foi apenas no saldo de gols. O Boca finalizou com um gol de saldo, o Tigre com zero e o San Lorenzo com saldo de um gol negativo.

O jogo

O Tigre começou o jogo em cima, buscando com mais força o campo ofensivo. No entanto, mesmo com os desfalques de Riquelme e do colombiano Vargas, ex-Inter, o Boca Juniors não precisou de muito tempo para assumir o controle do duelo.

A primeira chance clara ocorreu aos 20 minutos, quando Lucho Figueroa, atacante do Boca Juniors, recebeu livre dentro da área, mas não conseguiu desviar do goleiro Ardente. Aos 37, Dátolo recebeu com liberdade, mas tropeçou na bola e desperdiçou outra excelente oportunidade de abrir o placar.

O Tigre só assustou quando faltava apenas um minuto para o intervalo. Aos 44, Martín Morel avançou pelo meio e soltou a bomba, para firme defesa do goleiro García.

O meia Dátolo não se recuperou de uma pancada recebida na primeira etapa e não voltou junto com a equipe para o segundo tempo. Longe da melhor forma, o atacante Palacio entrou no ataque do Boca aos 10 minutos do segundo tempo na vaga de Figueroa.

Com o título cada vez mais próximo, o Boca Juniors jogava com tranqüilidade. Aos 13 minutos, Gracián recebeu na cara do gol, mas abusou tentando um toque de calcanhar e perdeu a bola.

Mas o Tigre mostrou que o campeonato ainda não estava decidido aos 23 minutos. Depois de um levantamento da intermediária, Lázzaro subiu mais com a cabeça do que o goleiro Garcia com as mãos e testou para dentro do gol: 1 a 0.

Depois da falha de Garcia, o técnico Carlos Ischia imediatamente o sacou da partida, fazendo com que Ayala entrasse debaixo das traves do time de Buenos Aires. Visivelmente descontrolado, o goleiro titular chorou ao ser substituído.

A partir do gol do Tigre, o jogo mudou. Precisando apenas de mais um para conquistar o inédito título, o time de Diego Cagna passou a pressionar a equipe do Boca.

Já nos descontos, o atacante Palacio recebeu o cartão vermelho e deixou o Boca Juniors com um homem a menos. No entanto, a maior experiência dos comandados por Ischia prevaleceu e o time da Bombonera sustentou até o final o resultado que lhe garantia, pela 29ª vez, um título nacional.

 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.