| 15/12/2008 15h34min
Tigre e San Lorenzo vão fazer na quarta-feira o primeiro jogo do triangular que disputarão junto com o Boca Juniors para definir o título do Torneio Apertura, o campeonato nacional do segundo semestre. Esta será a segunda vez nos últimos 40 anos que o torneio será definido desta maneira. As três equipes terminaram a competição com 39 pontos, o que forçou a disputa de um triangular em campo neutro. A última vez que o campeonato argentino foi decidido num triangular ocorreu em 1968, com River Plate, Racing e Vélez Sarsfield — este último acabou conquistando seu primeiro título.
Tigre e San Lorenzo jogarão quarta-feira no estádio do Vélez Sarsfield, a partir das 18h30min, de acordo com sorteio realizado na Associação de Futebol Argentina (AFA). Sábado, no mesmo horário, mas no campo do Racing, jogarão San Lorenzo e Boca Juniors. O triangular decisivo se encerrará no dia 23 de dezembro, com Tigre x Boca Juniors, também no estádio do Racing.
O desempate define também os
cinco representantes
argentinos que vão jogar a Copa Libertadores. Já estão classificados Lanús (campeão do Apertura de 2007), River Plate (campeão do Clausura de 2008), além de San Lorenzo e Boca Juniors pelo número de pontos. Se um destes dois for campeão, o Estudiantes será a quinta equipe classificada.
Caso o triangular termine empatado em todos os quesitos, o Tigre terá vantagem sobre San Lorenzo e Boca Juniors. A equipe será campeã por ter derrotado os rivais durante a competição, encerrada domingo. O Tigre subiu à elite argentina em 2007, após 27 anos na segunda divisão, e nunca foi campeão da primeira divisão. A equipe, comandada pelo ex-jogador Diego Cagna — que realiza seu primeiro trabalho como técnico — e com 95% do grupo vindo da segunda divisão, estreou no Apertura com uma vitória sobre o San Lorenzo por 1 a 0, fora de casa. Na sétima rodada, a equipe foi ao estádio de La Bombonera e passou pelo Boca Juniors por 3 a 2. Em todo o torneio, o time conseguiu 12 triunfos em 19 rodadas, com três
empates e quatro
derrotas.
Segundo Cagna, que já levou o time da zona norte da Grande Buenos Aires ao vice-campeonato do último Apertura — perdeu para o Lanús —, o título passou de "um sonho para o objetivo da equipe".
— Os três estão nas mesmas condições, e nós estamos dispostos a tudo. A torcida diz estar conformada com o desempenho do Tigre até agora, mas agora queremos ser campeões — comentou o treinador, que já recebeu ofertas de grandes clubes do país.
Em caso de empate geral entre San Lorenzo e Boca Juniors, o campeão será o segundo — vitória de 1 a 0 no confronto direto, pela 13ª rodada, em La Bombonera.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.