| 09/12/2008 19h10min
Em reunião realizada na tarde desta terça-feira em Porto Alegre, na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), foi definida a nova fórmula da Segundona Gaúcha 2009.
Na próxima temporada, a competição deve ter 27 clubes participantes - um a mais do que na disputa deste ano, que classificou Ypiranga de Erechim e Avenida de Santa Cruz do Sul para a Primeira Divisão.
Dos 27 prováveis participantes, seis ainda não definiram presença: 14 de Julho de Livramento; 15 de Novembro de Campo Bom; São José de Cachoeira do Sul; Santo Ângelo; Cruz Alta; e Carazinhense. As equipes têm até o dia 19 de dezembro para garantir vaga.
A competição inicia em 08 de março de 2009, e vai até 16 de agosto. A equipe do Rio Pardo é a grande novidade. Assim como o Santo Ângelo, o tradicional Lajeadense deve voltar. Mas o Passo Fundo desistiu e não participará.
A Segundona Gaúcha terá quatro fases. A principal novidade é o fim do tradicional octogonal decisivo. A fase inicial terá três grupos com nove equipes cada, classificando os seis primeiros para a etapa seguinte.
Na segunda fase, mais três grupos, com seis times cada. Passam adiante os dois primeiros das chaves, mais os dois melhores terceiros colocados no geral.
A terceira fase conta com dois quadrangulares. Os dois melhores em cada um passam ao quadrangular final, que classificará duas equipes para o Gauchão 2010.
Confira a formação dos grupos provisórios da primeira fase na Segundona Gaúcha 2009:
Grupo 1: Pelotas, Farroupilha, Rio Grande, São Paulo-RG, Bagé, Guarany-Ba, Flamengo-Al, São Gabriel e 14 de Julho.
Grupo 2: Porto Alegre, Cruzeiro-Poa, Aimoré, Cerâmica, 15 de Novembro, Brasil-Fa, Guarani-VA, São José-CS e Rio Pardo.
Grupo 3: Riograndense-SM, Santo Ângelo, Cruz Alta, Panambi, Glória, Carazinhense, Milan, Lajeadense e Três Passos.
CLICRBSGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.