| 28/11/2008 17h38min
A partir do segundo semestre de 2009, o sócio do Inter não vai mais precisar de carteirinha para entrar no Beira-Rio. Bastará encostar o polegar na máquina, pois a identificação será feita por impressão digital. A previsão é do vice-presidente de marketing, Jorge Avancini.
— O projeto ainda está em estudo, mas vai acabar com a evasão de receitas do torcedor de momento, que pega a carteira emprestada e não se associa. O sócio que empresta acaba prejudicando o clube. Além disso, o processo aumenta a agilidade, evita que o sócio fique de fora por ter perdido ou esquecido a carteira, e colabora para a segurança — diz Avancini.
Como facilitará a identificação dos torcedores presentes no estádio, a medida é bem recebida pela Brigada Militar.
— Ajuda a construir uma situação melhor para os torcedores, principalmente os que querem torcer pelo seu clube, se divertir e sair com tranqüilidade. Vai criar dificuldades para aqueles que querem ir ao estádio para
fazer baderna — espera o
comandante-geral da BM, coronel Paulo Roberto Mendes.
Antes disso, o Inter pretende implantar o CRM (Consumer Response Marketing, ou Resposta de Mercado do Consumidor), programa que controla o comportamento do torcedor no estádio e também a movimentação dele pelos estabelecimentos conveniados com o clube, por meio de um chip na carteirinha. A idéia é fidelizar os 78 mil sócios, para aumentar mais o número. O clube quer que o torcedor continue usando a carteira, mesmo quando ela não for necessária para entrar no estádio, quase como um cartão de crédito ou até um documento de identidade, segundo Avancini.
Está inserido no projeto o sistema de confirmação de presença dos sócios. Os associados da modalidade antiga, que têm direito a entrar no estádio sem comprar ingresso, poderão avisar quando não forem aos jogos. Colocando seu lugar à disposição, terão algum tipo de retribuição, ainda em estudo. Assim, o clube poderá vender mais ingressos, possibilitando que não-sócios
tenham acesso às partidas
importantes. Hoje, decisões como a da próxima quarta, às 22h, contra o Estudiantes, são assistidas apenas por sócios. Na final da Copa Sul-Americana, não haverá venda de ingressos para a torcida em geral.
Nesta sexta-feira, Jorge Avancini falou a empresários do setor de marketing e publicidade sobre fidelização de torcedores. O vice de marketing do Grêmio, César Pacheco, também participou do debate, promovido pela Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul).
Avancini (E) participou de um debate sobre fidelização de torcedores, que contou também com a presença de César Pacheco (D), do Grêmio
Foto:
Divulgação, Federasul
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