| 15/11/2008 09h10min
Ainda faltam três rodadas para o término da Série B, e a competição não tem mais quadrangular final, como em 2005, mas os jogadores do Juventude já estão com o exemplo da Batalha dos Aflitos na cabeça. Neste sábado, às 20h40min, o adversário é o Brasiliense, em Taguatinga. Só a vitória interessa.
– Temos de ganhar todas. Precisamos fazer a nossa parte para depois ver o que acontece. É um milagre – confessou o técnico Ivo Wortmann.
O treinador conversou bastante com o grupo após a derrota de 2 a 1 para o Corinthians, na quarta-feira. Lembrou de várias reviravoltas no futebol, como a Batalha dos Aflitos do Grêmio, e pediu para acreditarem.
– Esse grupo é fácil de remobilizar – avaliou.
Em 2005, o Grêmio venceu o Náutico por 1 a 0, no Estádios dos Aflitos, em Recife, após o goleiro Galatto defender um pênalti nos minutos finais e o meia Anderson marcar gol quando o Tricolor tinha apenas sete jogadores em campo. Subiu para a Série A, e a história virou ícone de superação.
– Era uma missão que parecia impossível e se tornou possível – comentou o meia-atacante Ivo, confirmado para enfrentar o Brasiliense.
Para tentar se manter vivo no campeonato, o Juventude vai jogar no esquema 4-5-1, com Ivo e Maycon atuando pelo meio, mas com liberdade para partirem ao ataque. Mendes, que foi poupado do rachão de ontem, será o jogador mais avançado.
– Vou jogar mais pela direita e o Maycon, pela esquerda. A idéia é fechar mais no meio e partir com velocidade de trás – explicou o xará do comandante.
A falta de gols preocupa Maycon, que segue no time mesmo após as finalizações perdidas diante do Corinthians.
– Nós estamos numa fase complicada de fazer gol. Parece que quando é comigo ou com o Ivo, as coisas são mais difíceis – desabafou o jogador, outro que citou a Batalha dos Aflitos em suas entrevistas.
O lateral-esquerdo Filipe, que atuou no Ca-Ju de quinta-feira, foi relacionado para a partida deste sábado diante do Brasiliense. Ele foi acionado porque Cris voltou a sentir o tendão de aquiles do calcanhar esquerdo e não viajou. Também foram convocados os reservas Dida, João Leonardo, Daril, Alan, Bruno e Schwenck.
A situação no Brasiliense é mais tranqüila do que a do rival deste sábado. Com o objetivo de fugir do rebaixamento, a equipe depende somente de si para escapar da Terceira Divisão. Basta uma vitória nos últimos três jogos para o time comandado por Reinaldo Gueldini para permanecer na Série B.
Para pegar os gaúchos, a única dúvida do treinador é no meio-campo. Iranildo está recuperado de lesão e fica a disposição. Porém, a escalação do jogador ainda não está confirmada.
PIONEIROGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.