| 02/11/2008 16h47min
Em uma prova emocionante até o final, Felipe Massa dominou o GP do Brasil de ponta a ponta, neste domingo, em Interlagos, e venceu a corrida. Porém, o Mundial de Pilotos ficou com Lewis Hamilton, da McLaren. O inglês terminou a prova em quinto, a colocação limite para assegurar o título à frente do brasileiro. Como consolação, restou a Ferrari a conquista do Mundial de Construtores.
O título foi decidido apenas nos instantes finais, por causa da chuva – o que obrigou os pilotos a realizarem paradas de última hora para troca de pneus. Sebastian Vettel ultrapassou Hamilton, o que dava o campeonato para Massa. Porém, o inglês teve sangue frio para ultrapassar Timo Glock na penúltima curva.
A premiação da corrida foi amarga. Massa não conseguia esconder a frustração pela perda e chorou no pódio. Fernando Alonso e Kimi Raikkonen completaram a premiação da prova.
Atraso por causa da chuva
Apesar da previsão inicial de que choveria apenas 15 minutos após a largada, começou a chover forte em Interlagos, um pouco antes das 15h. Assim, o início do GP do Brasil foi atrasado em 10 minutos.
Felipe Massa largou bem, segurando a primeira colocação. Pior para outro brasileiro. Com a pista molhada, Nelsinho Piquet rodou sozinho, na saída do “s” do Senna, deixando a corrida.
Coulthard se aposenta mais cedo
Outro que não deu sorte foi o veterano David Coulthard, de 34 anos. Logo depois da largada, o escocês se envolveu em um acidente e deu adeus a Fórmula-1. Esta foi a corrida de aposentadoria do piloto, após 14 anos de provas.
Por causa dos acidentes, o “safety car” entrou em ação, só liberando os pilotos na quarta volta. Com o decorrer da prova, a pista começar a secar, rapidamente. Assim, a partir da oitava volta, os pilotos iniciaram a troca de pneus.
Massa domina
Massa pilotava bem e seguia na liderança. Depois de uma escorregada, Trulli dava a sexta posição para Hamilton, que fazia uma prova sem arriscar. Somente quando Timo Glock começou a pressionar, o inglês forçou em cima de Fisichella e ganhou a quinta colocação – posição que lhe concedia o título, com um ponto de vantagem sobre o brasileiro.
Na 27ª volta, o segundo colocado Sebastian Vettel foi para os boxes, dando início a uma seqüência de paradas das equipes. A maioria das escuderias não arriscou e colocou gasolina necessária para até o fim da prova.
Depois das trocas, Massa seguia na liderança, um pouco pressionado por Vettel. Alonso era o terceiro, seguido por Raikkonen. Já Hamilton seguia em quinto.
Mas Vettel tinha uma parada programada a mais, na 51ª volta, o que fez com que Alonso, Raikkonen e Hamilton ganhassem uma posição, cada. A vantagem para o inglês é que o sexto colorado era Heikki Kovalainen, companheiro de McLaren, que servia de um tipo de “guarda-costas”.
O final emocionante
Na 63ª volta voltou a chover, aumentando a emoção da prova. Assim, os primeiros colocados voltaram para os boxes para a troca de pneus. Hamilton voltou na quinta posição, mas com Vettel colado, em sexto. Na antepenúltima volta, o escocês passou o inglês, o que dava o título para Massa.
Mas na penúltima curva, Vettel e Hamilton ultrapassaram Glock, que estava com pneus para pista seca e não conseguiu segurar a posição. Logo, o inglês pôde festejar o título em uma das provas mais emocionantes da história da categoria.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.