| 19/10/2008 06h36min
O Mundial de Fórmula-1 de 2008 será novamente decidido no Brasil. Na penúltima prova da temporada, na China, neste domingo, o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, terminou em primeiro lugar, Felipe Massa, da Ferrari, ficou com a segunda posição, e Kimi Raikkonen, também da escuderia italiana, com a terceira. O resultado impediu que Hamilton saísse da corrida com o título conquistado por antecipação, já que ele não fica mais de 10 pontos à frente de Massa, segundo colocado na classificação. Para que isso acontecesse, o brasileiro teria que chegar em quinto.
Felipe Massa mantém as esperanças para a conquista do título do Mundial de F-1 2008, que será decidido no Brasil, em Interlagos, em São Paulo, no dia 2 de novembro. É a quarta vez seguida que o campeão será conhecido em território brasileiro.
Sem arriscar muito na largada, as três primeiras colocações, pertencentes a Leiws Hamilton, Kimi Raikkonen e Felipe Massa, ficaram com os mesmos donos até o final. A única mudança ocorreu entre Massa e Raikkonen, que terminaram em segundo e terceiro, respectivamente. O brasileiro pegou a segunda posição nas voltas finais, impossibilitando que o líder do campeonato, Hamilton, ampliasse a vantagem.
O espanhol Fernando Alonso, da Renault, concluiu a prova em quarto lugar. Nick Heidfeld, da BMW Sauber, foi o quinto, seguido pelo companheiro Robert Kubica. O alemão Timo Glock, da Toyota, ficou com a sétima posição e o brasileiro Nelsinho Piquet, da Renault, completou a zona de pontuação, em oitavo.
Sete pontos separam Lewis Hamilton de Felipe Massa para a decisão no GP do Brasil.
Tranqüilo e liderando a prova na China de ponta a ponta, Hamilton possui agora 94 pontos na classificação geral, contra 87 de Massa. A situação do inglês é confortável na liderança. Para sagrar-se campeão, não precisa sequer somar pontos em São Paulo, desde que o brasileiro fique com posição pior que o terceiro lugar.
Raikkonen cedeu posição para Massa
Na última etapa de 2007, também realizada no Brasil, Massa dominava a corrida em primeiro lugar, mas acabou obrigado a ceder a vitória para que o finlandês somasse os 10 pontos fundamentais para a conquista da taça.
Neste domingo, tanto Raikkonen quanto Felipe sofreram com o baixo rendimento da Ferrari com relação à McLaren, uma diferença que chegou a sete décimos por volta quando os carros estavam cheios de combustível. O brasileiro, porém, teve mais dificuldades que o companheiro de equipe e precisou contar com a ajuda dele para aumentar as chances de conquistar seu primeiro título na principal categoria do automobilismo. A posição foi cedida faltando oito voltas para o fim.
A situação de Massa se assemelha a de Raikkonen no ano passado. O finlandês chegou ao Brasil justamente sete pontos atrás de Hamilton, que fez uma corrida desastrosa em Interlagos e perdeu o título por um ponto. Se conseguir superar o inglês, Massa será o primeiro piloto brasileiro a ser o campeão em casa.
CLICRBS E GAZETA PRESSGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.