| 15/10/2008 09h24min
O que leva cerca de 400 meninos a acordar cedo, enfrentar quase 30ºC, esperar uma manhã toda e tentar a sorte num teste de 20 minutos? A resposta: o sonho de ser jogador de futebol. Para isto, cada um tem sua história. Na semana passada, o Diário Gaúcho acompanhou uma peneira do Grêmio em Alvorada. E constatou que garotos entre nove e 17 anos tem outro desejo em comum: tornar-se um novo Douglas Costa, que desponta como ídolo após dois jogos no profissional.
Wesley de Freitas Fagundes, 11 anos, quase não dormiu na noite de quinta-feira, dia 9. Durante a madrugada de sexta-feira, ainda acordou três vezes.
– Se eu perder a hora, pai, tu me chama? – perguntou o guri a Luiz Carlos Fagundes, 53 anos.
Claro que Wesley não se atrasou. Afinal, às 8h, no campo do Palmerinha, na Vila Salomé, em Alvorada, teria a primeira chance de mostrar o que sabe fazer com os pés a observadores de um clube profissional. A escolinha Supercraque, onde treina há quatro meses, realizava peneira observada por olheiros do Grêmio.
– Ele quer isso desde os seis anos. Tomara que dê certo – contou o pai, garçom, morador do Bairro Fontoura, em Alvorada.
E o menino não decepcionou. Apesar do nervosismo e do areião, jogou bem. Foi o destaque entre os nascidos em 1997. Fez gol na vitória por 2 a 0 e foi escalado para o jogo que definiria os selecionados.
– Acho que fui bem. Estou muito feliz – disse o meia, aluno da quinta série da Escola Estadual Julio Cezar Ribeiro de Souza.
A mãe, Edinéia, teme que o menino abandone os estudos. Ele insistiu:
– Quero ser jogador. Como o Perea e o Douglas!
– Douglas só jogou duas vezes! – retrucou o repórter.
– Não conheço muito bem, mas ele mostrou que é bom!
Wesley está no caminho certo. Foi pré-selecionado e terá treino especial ao lado de outros cinco meninos. Eles aguardam o teste no Grêmio.
Douglas - o fenômeno
O garoto Wesley não foi o único menino a falar em Douglas. A cada pergunta sobre ídolos no futebol, o nome da nova promessa gremista integrava uma lista de craques: Robinho, Cristiano Ronaldo, Pato, Messi, Ibrahimovic e Eto’o.
– Está louco! Douglas joga muito, não se intimida com os mais velhos e bate bem na bola. Já pensou se eu fizesse o mesmo? – projetou Alexandre Sobierasjki, 12 anos.
Gabriel Cordova, 12 anos, completou:
– Ele parece gente grande!
– Douglas vai pra cima e faz gol – vibrou Felipe Maidana de Lima, 12 anos.
Professor da escolinha Supercraque, Everaldo de Oliveira, 57 anos, já perdeu as contas sobre perguntas feitas sobre Douglas.
– É um fenômeno! – disse Everaldo.
Sua escolinha é conveniada ao Grêmio e, uma vez por ano, organiza a peneira. Os jogos duram 20 minutos. Na sexta, dois tiveram testes agendados no Grêmio. E seis serão observados. Cerca de 400 tentaram a sorte.
– Podemos levar 20 ou nenhum. Depende do que já temos no clube – explicou Cristóvão Salazar, supervisor do Grêmio.
DIÁRIO GAÚCHOGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.