| 30/09/2008 21h17min
As cidades que pretendem realizar jogos da Copa de 2014 se apresentaram à Fifa em um seminário que terminou nesta terça-feira, no Rio de Janeiro. A Federação Internacional de Futebol (Fifa) viu e ouviu durante quatro dias o que o Brasil pode oferecer daqui a seis anos e ficou claro que atualmente o país não possui um estádio que preencha todos os requisitos.
— Ficaria tudo novinho em 2012 — contesta o arquiteto Ruy Ohtake.
O Morumbi e o Mineirão querem receber a partida de abertura. Já a final ficaria com o Maracanã, mas ainda não há qualquer decisão oficial.
Porto Alegre também apresentou sua candidatura. Foram divulgados dois projetos de estádios para receber a Copa. O novo Beira-Rio, reformado, com um hotel junto ao estádio, com 60 mil espectadores em cadeiras cobertas e 66 camarotes, e a Arena do Grêmio, que será construída em outra localização, distante do Estádio Olímpico, com capacidade para no mínimo 50 mil torcedores sentados, também com
hotel, centro de convenções e
shopping center.
Existe uma preocupação da Fifa com os torcedores europeus. Como a distância do continente para o Brasil é grande, o que impossibilita as idas e vindas entre os jogos, os torcedores vão, necessariamente, se transformar em turistas por um bom período.
Em janeiro, as 18 cidades candidatas precisam entregar os projetos finais e aspectos como a rede hoteleira, transporte urbano, aeroportos, segurança pública e opções de lazer vão ser levados em conta, além dos estádios.
O comitê organizador pretende realizar a Copa de 2014 em 12 sedes. A Fifa quer apenas dez. O anúncio será feito em março de 2009. Com informações do Jornal Nacional.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.