clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 20/07/2008 21h13min

Candidata à sede da Copa, Florianópolis será inspecionada em agosto

Visita da Abdib vai mensurar a infra-estrutura necessária nas possíveis sedes

Nanda Gobbi  |  nanda.gobbi@diario.com.br

Florianópolis ainda não foi confirmada como cidade-sede da Copa do Mundo de 2014. Mas a imagem do estádio manezinho Orlando Scarpelli, que fica ali no Bairro do Estreito, na região continental da cidade, já está impressa na primeira página do documento oficial da Fifa que indica que o Brasil está apto a realizar o Mundial.

A meio caminho da decisão final, quando os municípios serão escolhidos, uma visita da Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base (Abdib), prevista para o mês de agosto, vai mensurar a infra-estrutura necessária para a realização da Copa, em cada uma das 18 cidades concorrentes, e oferecer informações decisivas para a entidade máxima do futebol internacional.

A medida faz parte do termo de cooperação técnica entre a associação, o Ministério dos Esportes e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), assinado em cerimônia realizada em Brasília, no dia 13 de maio, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro dos Esportes, Orlando Silva, e do presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira.

A visita técnica prevê estudos e projetos, independente das cidades onde os eventos serão realizados, e inclui ainda estimativas de custos que serão comparadas com os planos de investimentos da União, estados, municípios e Distrito Federal. O prazo para entrega das conclusões finais para a Fifa é em maio de 2009.

— Um projeto dessas proporções precisa contar com a participação maciça da iniciativa privada para que os empreendimentos fundamentais para a realização bem-sucedida da Copa estejam prontos conforme planejados, e esse termo mostra que o setor privado está engajado e dará forte apoio — afirmou o vice-presidente da Abdib, Ralph Lima Terra.

De acordo com o vice-presidente da Abdib, o Mundial é um evento de magnitude enorme que abre inúmeras oportunidades de negócios para as empresas brasileiras e que torna possível unir esforços para, inclusive, promover uma melhoria significativa da qualidade e na quantidade de infra-estrutura no país.

CBF tenta inscrever 12 cidades

Ainda faltam oito meses até a Fifa anunciar oficialmente quais serão as cidades que vão sediar os jogos da Copa do Mundo 2014 no Brasil. Enquanto a Fifa pensa em realizar os jogos em 10 cidades brasileiras, a CBF tenta inscrever 12 ou até 14. Cinco municípios já estão confirmados: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre.

De acordo com o coordenador da candidatura catarinense da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Joceli de Souza, que participou da defesa da Capital, no Rio de Janeiro, no dia 24 de agosto do ano passado, uma secretaria executiva com ações relativas à Copa, formada com representantes de diversos órgãos, deve se formar em breve, assim como um site oficial do evento, que ainda está em construção.

— Todo o Estado tem a ganhar com a realização da Copa em Florianópolis. O mundial pode antecipar ações e projetos, como incremento da atividade turística, modernização da infra-estrutura, melhoria dos sistemas de transporte, saúde e segurança pública, além de geração de emprego e renda, que vão beneficiar também os moradores das cidades — aposta.

Diego Redel / 

Florianópolis está na briga para receber Mundial
Foto:  Diego Redel


Comente esta matéria
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.