| 02/07/2008 20h22min
Depois de fazer história ao obter autorização para competir ao lado de atletas sem deficiência mesmo não tendo as duas pernas, o corredor sul-africano Oscar Pistorius falhou na tentativa de conseguir uma vaga na Olimpíadas de Pequim. Nesta quarta, ele ficou mais de dois segundos acima do índice exigido para a disputa dos 400 metros no Meeting de Milão.
Ele foi o quarto colocado da prova, com o tempo de 47s78. Para se classificar, ele precisava de, pelo menos, 45s55. Na verdade, se quiser estar na disputa, o sul-africano vai precisar melhorar bastante ainda, visto que o melhor tempo já obtido por ele é de 46s36.
Devido à deficiência física, o caminho natural de Pistorius seria tentar competir nas Paraolimpíadas. A Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) chegou a alegar que as próteses de fibra de carbono utilizadas pelo atleta lhe davam uma vantagem sobre os demais concorrentes. Mas uma decisão judicial deu a Pistorius o direito de competir.
– Estou desapontado. Não que eu esperasse ser maravilhoso, mas também não achava que seria tão ruim – lamentou o sul-africano, atual campeão paraolímpico dos 200m. – Mas tenho de ser realista, já que faz um ano que eu não corro – completou.
Mais duas chances
Pistorius terá mais duas chances de tentar o índice: na etapa da Liga de Ouro de Roma, em 11 de julho, e na Suíça no dia 16 do mesmo mês. Ele espera ter desempenho melhor nestas competições.
– Comecei muito rápido e não tive energia no final da prova. Agora, tenho de rever minha tática, mas espero que em Roma as coisas sejam melhores – destacou.
Amputado na maratona
Mesmo que Pistorius não atinja o objetivo, a Olimpíada de Pequim já terá um atleta deficiente físico: a também sul-africana Natalie du Toit, que tem vaga para a maratona aquática. Mesmo sem a perna esquerda, ela foi a quarta colocada na prova de 10km do Mundial da modalidade e se garantiu nos Jogos.
Pistorius falhou na primeira tentativa de se classificar aos Jogos Olímpicos
Foto:
Jennifer Lorenzini, EFE
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.