| 15/05/2008 21h42min
O Juventude prestará uma homenagem ao volante Lauro, que neste ano ultrapassou a marca dos 500 jogos defendendo o clube. A solenidade ocorre às 19h da próxima terça, dia 20, no memorial do Alviverde, e será aberto à comunidade em geral. Estarão presentes dirigentes, autoridades, atletas e integrantes da comissão técnica.
Na segunda partida das finais do Gauchão, Lauro atingiu a marca de 500 jogos com a camisa do Juventude. No confronto, ele usou uma camisa com o número 500 nas costas, que será incorporada ao acervo histórico do clube.
Na próxima quarta, dia 21, Lauro percorrerá as principais lojas de artigos esportivos da cidade para distribuir autógrafos. Já estão sendo comercializadas 500 camisas oficiais comemorativas, ao preço de R$ 129,90. Após realizar cirurgia na última segunda, o jogador ainda se recupera de lesão de menisco no joelho esquerdo.
A história dos 500 jogos de Lauro
A primeira partida de Lauro Antônio Ferreira da Silva pelo Juventude foi no dia 28 de maio, em amistoso contra Associação Atlética Ortopé. Naquele dia, ainda com 17 anos, Lauro entrou no decorrer do jogo. O técnico era Hélio dos Anjos, que hoje treina a seleção da Arábia Saudita.
Duas semanas depois, ele disputou a segunda partida pelo Ju, a primeira como titular. Foi na vitória por 2 a 1 sobre o Pradense, em Antônio Prado, em mais um amistoso. Vicente Arenari era o técnico.
A temporada que Lauro mais jogou pelo Alviverde foi a de 1994, ano do título do Brasileirão Série B: foram 55 jogos disputados. Em 1995 e 2000, o volante jogou 47 partidas.
Lauro anotou 25 gols pelo Ju. A temporada em que ele mais balançou as redes foi a de 1997, com cinco gols marcados. Os times em que Lauro fez mais gols são: Dínamo-RS, Esportivo, Pelotas, Glória, Vitória-BA e Botafogo-RJ. Em cada um desses times ele marcou duas vezes.
Lauro é o único atleta ainda em atividade, que esteve presente nas três maiores conquistas da história do Juventude, que são: Série B 1994, Gauchão 1998 e Copa do Brasil 1999. Só o ex-jogador Edson Kaspary também participou das três conquistas.
Em sua trajetória no Ju, Lauro até hoje jogou 192 partidas válidas pelo Gauchão, anotando 10 gols. No Brasileirão, já são 203 partidas, também com 10 gols marcados.
O jogador não marca gols há mais de dois anos. A última vez em que ele estufou as redes foi em novembro de 2005, na reta final do Brasileirão. Na ocasião, o Juventude venceu o Goiás por 2 a 1, em jogo de portões fechados no Estádio Centenário, sob o comando de Hélio dos Anjos.
Mais vitórias que derrotas
Até hoje, Lauro mais venceu do que perdeu com a camisa alviverde. Em 500 jogos, são 211 vitórias, 134 empates e 155 derrotas. A marca é invejável até porque poucos jogadores de linha em atividade já alcançaram a marca de 500 jogos por um único clube no Brasil. Dentro do próprio clube caxiense, não existe levantamento estatístico de outro atleta que tenha alcançado esse número de jogos.
Marca invejável
O carioca Gustavo Côrtes, pesquisador da história do futebol brasileiro, revela que a marca alcançada por Lauro é uma raridade. Ele lembrou que, entre jogadores de linha, apenas o lateral-esquerdo Roger, do Fluminense, atingiu tal número no Grêmio.
– É uma marca incrível no futebol contemporâneo – declarou.
Os outros clubes de Lauro
Revelado pelo Juventude em 1991, Lauro deixou o clube pela primeira vez em 1998, quando foi para o Palmeiras, na época treinado por Luiz Felipe Scolari. Mas a passagem foi curta, tanto que deu tempo para ele retornar ao Juventude, se tornar titular e se consagrar campeão estadual.
No segundo semestre de 1999, após a conquista da Copa do Brasil, ele transferiu-se para o Paulista, de Jundiaí, onde ficou por uma temporada. No segundo semestre de 2003, teve uma breve passagem pelo Grêmio e, em 2004, jogou o primeiro semestre pela Ulbra, onde foi vice-campeão gaúcho.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.