| 12/05/2008 17h52min
Conforme Francisco Novelletto antecipou ao clicRBS no dia 03 de março, o Campeonato Gaúcho vai seguir a fórmula do Campeonato Carioca em 2009. A partir do ano que vem, o Estadual do Rio Grande do Sul terá dois turnos distintos, cada um com seu respectivo campeão, classificando os vencedores de ambos para a grande final.
Mas a alteração da fórmula do Gauchão para 2009 depende de uma reunião envolvendo todos os clubes integrantes da primeira divisão. E, como a Segundona se encerra apenas em agosto, uma semana após o fim da Série B Gaúcha acontecerá esta reunião para que a adoção do modelo Carioca seja oficializada.
- Está tudo 100% certo. Consultei os presidentes dos clubes e a proposta será aceita tranqüilamente. Mas, em respeito aos times que vão subir da Segundona, só podemos fazer essa reunião em agosto. Uma semana depois do fim da Segundona vamos nos encontrar para definir - explica Novelletto, presidente da FGF.
Com a fórmula de dois turnos, haverá a certeza de realização dos clássicos Gre-Nal e Ca-Ju todos os anos - assim como acontece no Rio de Janeiro. Afinal, no campeonato do primeiro turno o confronto é dentro dos grupos, e no campeonato do segundo turno há cruzamento entre as chaves.
Novelletto também acredita que, a exemplo do Rio de Janeiro, colocar os campeões dos dois turnos na grande final abre as chances para que os clubes do Interior disputem a decisão. Mesmo assim, ele planeja ressucitar o título de "Campeão do Interior" para manter os times eliminados em atividade.
Os nomes dos troféus estão encaminhados. Se no Rio de Janeiro eles se chamam Taça Guanabara (1º turno) e Taça Rio (2º turno), no Rio Grande do Sul serão as taças Fábio Koff e Fernando Carvalho:
- Serão estes os nomes. Ainda não consultei os presidentes (Koff e Carvalho) para saber se eles me autorizam utilizar, mas acredito que não haverá problemas - projeta Novelletto.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.