| 04/05/2008 14h41min
Dono das melhores marcas nas três partes do treino classificatório da etapa de Brasília da Stock Car, Ricardo Maurício não perdeu o ritmo neste domingo e, liderando de ponta a ponta, ficou com a primeira colocação na disputa realizada no autódromo Nelson Piquet. Com o bom resultado, ele assumiu a segunda colocação na classficação geral.
Nem o temor da equipe Medley de algo dar errado durante o reabastecimento obrigatório se confirmou. Pelo contrário: com um bom trabalho de estratégia, o outro time da marca ainda conseguiu colocar Marcos Gomes na segunda colocação - como ele havia vencido a etapa de abertura, em Interlagos, permanece na liderança do campeonato, com 45 pontos.
O terceiro lugar em Brasília ficou com Rodrigo Sperafico, que foi seguido por Luciano Burti e Antonio Jorge Neto. Duas vezes campeão da Stock Car, Giuliano Losacco voltou a figurar entre os primeiros ao terminar a etapa na sexta colocação. Campeão das duas últimas temporadas, Cacá Bueno abandonou com problemas na suspensão de uma das rodas dianteiras.
Ao contrário do sugeria o histórico do anel externo da Capital Federal, os acidentes ocorreram em número menor que o esperado. Mas o maior deles, envolvendo Átila Abreu, Betinho Gresse e Valdeno Brito na 19ª das 45 voltas, provocou a entrada do safety car e uma reviravolta nas primeiras posições. Naquele instante, Maurício liderava com cinco segundos de vantagem sobre Thiago Camilo, enquanto Gomes ocupava a sétima colocação, depois de passar quatro carros por fora da primeira curva após a largada.
Rápida na tomada de decisão, Andreas Mattheis, diretor técnico das suas duas equipes, mandou Maurício e Gomes entrarem nos boxes, enquanto o vice-líder Camilo preferiu permanecer na pista. Resultado: quando o safety car deixou a pista, Maurício e Gomes surgiram na frente do pelotão e Camilo caiu para 16º. A partir de então, perseguidos sem muita pressão por Rodrigo Sperafico, os dois apenas administraram a corrida.
– Larguei bem e consegui abrir do Nonô Figueiredo. O safety car entrou e o pit lane foi aberto quando estávamos entre as curvas 3 e 4. A equipe pensou muito rápido. Tudo deu certo e voltei à frente. Nas últimas voltas, o Marquinhos apertou, porque a traseira do carro não estava tão boa, provavelmente pelo desgaste dos pneus. Mas foi o melhor final de semana da minha carreira, num circuito onde ganhei, em 1995 na Fórmula Ford, a primeira corrida da minha carreira – comentou Maurício. Foi sua segunda vitória na Stock Car, repetindo a de Interlagos na abertura da temporada 2007.
Marcos Gomes reconheceu que não esperava sair de Brasília ainda na ponta da tabela.
– Mas a verdade é que o novo regulamento está movimentando mais as corridas e deixando tudo mais em aberto – acredita.
– Tenho de agradecer à equipe, porque errei no primeiro treino classificatório, tive de usar os dois jogos de pneus novos para entrar na segunda parte da qualificação e fiquei sem mais nenhum. Mas eu sabia que tinha um carro bom para a corrida. A equipe pensou muito rápido na hora do pit stop. Com um pouco mais de tempo, acho que poderia encostar no Ricardinho – afirmou.
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