| 28/04/2008 10h36min
A chama olímpica já está no acampamento base do monte Everest, ao sul do Tibete, onde espera condições meteorológicas adequadas para que em maio seja levada ao cume do pico mais alto do mundo, informou nesta segunda-feira o jornal estatal China Daily.
Enquanto a tocha prosseguiu seu percurso internacional em Pyongyang, na Coréia do Norte, uma parte da chama, que tinha ficado na China, foi levada ao condado tibetano de Tingri, onde se encontra o acampamento de onde partem os alpinistas que pretendem escalar o Everest.
Espera-se que nos primeiros dias de maio, se o clima permitir, um grupo de alpinistas inicie a subida com a chama ao pico de 8.844 metros, que chineses e tibetanos chamam “Qomolangma”.
O Governo da China, que preparou um percurso da tocha olímpica por todas as províncias e regiões do país, defende o percurso como uma mostra da união entre os diferentes povos da China, embora grupos independentistas o vêem como uma imposição de Pequim.
A China tinha prometido a jornalistas estrangeiros que eles seriam autorizados a viajar ao Tibete para poder cobrir a subida da tocha ao Everest, mas na semana passada os meios de comunicação escolhidos foram informados que sua viagem seria suspensa devido ao mau tempo.
Os recentes distúrbios no Tibete, em março, após os quais a China não permitiu mais o acesso de estrangeiros à região, poderiam ter sido outro dos motivos para a suspensão do visto a jornalistas.
EFEGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.