| 13/03/2008 14h14min
As construções em Pequim serão suspensas nos dias com ventos fortes ou tempestades de areia a partir de 20 de março, e estarão totalmente proibidas de 21 de julho até 20 de setembro. Segundo uma circular emitida por diversos departamentos municipais, estas medidas estão destinadas a garantir a boa qualidade do ar na capital chinesa durante os Jogos Olímpicos.
De acordo com prognósticos do observatório meteorológico municipal, a cidade experimentaria uns dez dias de clima com poeira esta primavera. Isso corresponde à média anual dos últimos anos, mas seis mais que no ano passado, devido ao clima quente e seco nas regiões arenosas na região norte da China.
– As partículas e o pó nos canteiros de obra, que cobrem cerca de 100 milhões de metros quadrados em Pequim, são uma importante fonte de contaminação – assinalou Du Shaozhong, sub-chefe do Departamento Municipal de Proteção Ambiental de Pequim, quando anunciou no mês passado que os principais índices de poluição vêm se reduzindo, pelo nono ano consecutivo, na capital chinesa.
Pequim investiu US$ 17 bilhões na melhora da qualidade de sua atmosfera desde que a cidade recebeu a incumbência de ser sede olímpica há sete anos, e o número de dias com céu azul, ou seja, com uma qualidade do ar bastante boa, chegou a 246 no ano passado, em comparação com os 100 registrados em 1998.
AGÊNCIA XINHUAGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.