| 17/02/2008 17h17min
Mais de 10 pessoas, a maioria policiais, ficaram feridas durante um protesto contra a independência do Kosovo em frente à Embaixada dos Estados Unidos em Belgrado, neste domingo. Os manifestantes lançaram pedras e tochas contra o edifício da embaixada, em uma das avenidas centrais da capital da Sérvia, e destruíram vários carros estacionados na região.
Os policiais que protegiam o prédio foram alvo de insultos dos manifestantes, e houve um pequeno confronto, no qual um agente foi ferido. Os ativistas seguiram destruindo sinais de trânsito, veículos e contêineres de lixo na região, enquanto os policiais, após receber reforços, tentavam empurrar a multidão para longe da embaixada. Os jovens agrediram uma equipe da emissora de televisão pública sérvia RTS, quebraram a câmera e espancaram um dos repórteres.
Até agora, 12 pessoas foram atendidas no centro de emergência, sete delas policiais, todos com ferimentos leves. A polícia conseguiu dispersar os manifestantes, que se
separaram em pequenos
grupos, um dos quais se dirigiu para o edifício da embaixada da Eslovênia, país que preside a União Européia (UE) neste semestre. Os manifestantes quebraram vidros e rasgaram bandeiras da Eslovênia e da UE. A polícia teve que intervir para dispersar os ativistas.
Os jovens tinham anunciado um protesto pacífico em frente à embaixada e passaram pela rua sem parar diante do edifício, mas depois retornaram e bloquearam a passagem dos veículos pela avenida. Com bandeiras sérvias e cartazes nos quais condenavam a independência do Kosovo, eles gritaram palavras em apoio ao suposto criminoso de guerra foragido Ratko Mladic, antigo líder militar servo-bósnio.
O líder da manifestação, Simo Spasic, presidente de uma associação de sérvios desaparecidos no Kosovo, assegurou que o protesto foi "espontâneo" e que o objetivo era expressar o descontentamento com os EUA, porque "deram um Estado aos albaneses".
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.