| 16/02/2008 19h54min
Em meio aos primeiros festejos e a um clima de certa confusão com relação à definição da data exata da proclamação da independência do Kosovo, o primeiro-ministro albano-kosovar, Hashem Thaçi, ratificou neste sábado que as instituições da província tomarão uma decisão definitiva a respeito amanhã:
— Nos reuniremos com o presidente e o chefe do Parlamento. As instituições do Kosovo vão decidir sobre a data, a hora e a forma da proclamação da independência do Kosovo.
Apesar do chefe de governo kosovar novamente ter evitado anunciar uma data concreta para a proclamação, em Pristina, os cidadãos dão como certo que tudo ocorrerá no domingo mesmo. Por isso, milhares já saíram às ruas para festejar.
— Kosovo está definitivamente pronto. Já acabaram todos os preparativos quanto a procedimentos. O Kosovo espera a promulgação da decisão — completou o premier. — A decisão sobre o futuro do Kosovo será coordenada estreitamente com nossos amigos em Washington e
Bruxelas — acrescentou.
Thaçi assegurou que não declarou até agora a data exata com o objetivo de "resguardar o segredo estatal e a confiança dos parceiros internacionais", numa frase que mantém a incerteza sobre o momento definitivo da proclamação. Segundo a imprensa local antecipou hoje, o presidente kosovar, Fatmir Sejdiu, e o líder do Parlamento, Jakup Kraniqi, farão uma declaração aos veículos de comunicação após a sessão parlamentar deste domingo.
Os três principais líderes do Kosovo participarão ainda de um ato público numa praça de Pristina, que contará ainda com uma apresentação da Orquestra Filarmônica do Kosovo, que interpretará o Hino da União Européia, a Ode à Alegria, de Beethoven. Segundo o programa oficial, os festejos de independência da província se estenderão até a meia-noite de amanhã, a partir de quando Pristina espera receber os primeiros reconhecimentos diplomáticos por parte de Estados Unidos e vários países europeus.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.