| 06/02/2008 13h23min
Apesar de não ter obtido grandes resultados nos treinamentos coletivos da Fórmula-1, o RB4, carro da Red Bull para a temporada 2008, é superior ao do ano passado. É o que garante o piloto Mark Webber, que elogia a confiabilidade do novo modelo. Com um claro desafio de realizar um grande progresso desde que o RB4 foi lançado no mês passado, Webber está otimista.
– Neste momento, os tempos entre algumas equipes estão muito próximos – disse o australiano – O carro não é difícil para se dirigir. É definitivamente melhor que o da última temporada.
Ele admite, entretanto, a necessidade de acertar alguns defeitos.
– Nós ainda temos que trabalhar em um problema, que é o equilíbrio do carro em curvas de média e alta velocidade. Estivemos bastante felizes em Valência, onde fomos muito bem. Mas Jerez (de la Frontera) nos deu um pouco mais de desafio em termos de diferença de velocidade entre curvas rápidas e lentas – explicou, para depois comentar a confiabilidade do modelo – Não é ruim. Completamos muitas voltas, e a confiabilidade está bem superior. No ano passado, convivíamos com uma total desordem na caixa de câmbio.
O RB4 apresentou nos testes da semana passada uma inovação na asa, que ficou conhecida como “tubarão”. Segundo a Red Bull, o objetivo é canalizar o ar na parte de trás do carro, aumentando o equilíbrio, prejudicado pelo banimento do controle de tração.
Apesar do aparente progresso, Webber, assim como seu companheiro David Coulthard, permanece incerto sobre a forma do novo modelo.
– Acreditamos que o carro tenha potencial, mas ainda não rodamos com pouco combustível. Então, não temos uma idéia de quão rápido ele é. Acreditamos que o carro tenha potencial, mas ainda é difícil dizer – revelou.
Ele comentou também os resultados da filial de sua equipe, a Toro Rosso, que vem apresentando bom desempenho nos testes, chegando inclusive a liderar com Sebastian Vettel.
– Você pode ver a Toro Rosso com os carros do ano passado, eles estão indo muito bem, mas usando pouco combustível, é claro. Isto significa que o carro antigo está em uma boa forma, e agora precisamos fazer este RB4 ser rápido.
Webber expressou ainda alguma irritação por estar brigando no bloco intermediário.
– É frustrante novamente saber quão próximo está o grupo B. Você tem nele Williams, Renault, BMW e nós. Seria muito bom se conseguíssemos atingir o nível da BMW na última temporada, estando atrás das duas líderes, mas com uma vantagem considerável para as demais. Neste momento não há essa diferença e acho que apenas a Renault parece um pouco mais forte. A BMW parece que agora também está conseguindo um pequeno progresso. Prevejo que a briga continuará até chegarmos a Melbourne (prova que abre a temporada, em 16 de março) – concluiu.
GAZETA PRESSGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.