clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 29/01/2008 18h39min

Festival de Cinema de Berlim tem Tropa de Elite, Rolling Stones e Madonna

Evento será realiza de 7 a 17 de fevereiro na Alemanha

A 58ª edição da Festival de Cinema de Berlim, que começa no próximo dia 7, terá presença brasileira: a produção Tropa de Elite, dirigida por José Padilha, concorre ao Urso de Ouro com outros 20 filmes de várias partes do mundo. Entretanto, o que chama mais atenção na versão 2008 do evento é a sua face roqueira, com os Rolling Stones abrindo o festival, que contará também com estrelas do naipe de Scarlett Johansson, Madonna e Penélope Cruz — sem deixar de lado o cinema político.

Após a apresentação dos Stones, será exibido o filme de abertura do Festival de Berlim, Shine a Light, documentário de Martin Scorsese sobre a banda de Mick Jagger, e que não faz parte da mostra competitiva. Em seguida, também fora de competição, serão exibidos o documentário Patti Smith: Dream of Life, sobre a cantora Patti Smith, e a estréia de Madonna como diretora de cinema, no filme Filth and Wisdom, ambos incluídos na mostra Panorama.

O diretor do Festival de Berlim, Dieter Kosslick, disse que tanta atenção à música não ofuscará a essência do evento — a competição —, e afirmou ter "todos os componentes" para oferecer uma seleção do cinema atual, em todas as suas variantes. Kosslick escolheu o diretor grego Costa-Gavras para presidir o júri que escolherá os vencedores dos Ursos de Ouro e de Prata.

Segundo Kosslick, 18 participantes da seção oficial do festival de Berlim farão sua estréia mundial ou internacional, como também é "inovador" que em uma retrospectiva haja, paradoxalmente, um título novo.

Isso ocorrerá na seleção dedicada ao diretor espanhol Luis Buñuel, com cerca de 40 filmes de todas as suas fases, além do documentário El Último Guión, de Javier Espada, apresentado pelo filho de Buñuel, Juan Luis, e pelo roteirista de alguns de seus filmes mais importantes, Jean-Claude Carrière.

O homenageado de 2008 do festival de Berlim será o diretor italiano Francesco Rosi, que receberá um Urso de Ouro pelo conjunto da obra.

EFE
David Prichard, Divulgação / 

Tropa de Elite é o único filme da América Latina a participar desta 58ª edição
Foto:  David Prichard, Divulgação


Comente esta matéria
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.