| 18/01/2008 03h16min
A senadora colombiana Piedad Córdoba afirmou nesta quinta-feira que a Cruz Vermelha Internacional reconheceu o status de insurgentes dos grupos guerrilheiros de seu país, "especialmente" as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Segundo a Agência Bolivariana de Notícias venezuelana (ABN, estatal), a senadora declarou que a organização internacional anunciou o reconhecimento em um comunicado público.
Nem Piedad nem a ABN deram detalhes sobre quando e onde a Cruz Vermelha teria emitido o comunicado. Para a senadora, ele constitui "o reconhecimento do status político" dos grupos, como o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pediu à comunidade internacional.
Pìedad acrescentou, que a entidade também reconheceu que existe um conflito interno na Colômbia, que "há um Exército e um Estado dentro do Estado". A senadora falou à ABN no palácio presidencial de Miraflores, em Caracas, aonde o pai de um cabo do Exército seqüestrado pelas Farc chegou depois de caminhar
desde Bogotá. Ele defende
"um acordo de paz" e uma "troca humanitária" entre o Governo de seu país e os rebeldes.
Um reconhecimento oficial colombiano e internacional do status de "insurgentes" da guerrilheira estabeleceria "uma ética mínima no conflito" e ajudaria a obter "o fim dos seqüestros, a libertação dos presos políticos, a retirada das crianças do conflito e a proibição de armas não convencionais", acrescentou Córdoba.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.