| 21/10/2007 20h07min
O Grêmio foi derrotado por 2 a 0 pelo Flamengo neste domingo no Maracanã, pela 32ª rodada do Brasileirão. Os gols foram anotados por Souza e Ibson. Com a derrota, o Tricolor ficou de fora da zona da Libertadores, em quinto, com 51 pontos. Já os cariocas figuram logo abaixo, com 49. Foi o jogo de maior público da competição, com 73.881 torcedores.
O técnico Mano Menezes surpreendeu ao escalar Patrício no lugar de Bustos, na lateral-direita. Ele queria um jogador marcador, para que Anderson Pico tivesse mais liberdade para avançar. Mesmo assim, o lateral-esquerdo não subiu para o ataque tantas vezes como de costume. Na frente, Jonas tinha dificuldades em receber os passes e acabava comprometendo as jogadas ofensivas. Tuta, o homem de referência, ficou esperando a bola e não aproveitou as poucas chances que teve.
Diego Souza aparecia mais no setor de criação do que o capitão Tcheco. Labarthe também apoiava, sem comprometer na marcação, enquanto Nunes se comportava como um verdadeiro cão de guarda. Atrás, Léo e William eram seguros, mas às vezes sentiam dificuldades em dar cobertura aos jogadores de lado.
O Flamengo também pouco produzia. Com a falta de assistências, o centroavante Souza fez o que Tuta não fez: passou a voltar para buscar a bola. Assim, com o ex-colorado fazendo a movimentação, surgiram algumas chances para os cariocas. O gol, no entanto, foi um lance de velocidade. O meia Cristian avançou pela direita e cruzou rasteiro. Patrício bem que tentou evitar, mas o trombador Souza, mais uma vez, fez o que Tuta não fez: aproveitou uma das raras chances. Aos 25, ele girou bonito e chutou rasteiro no canto direito, para abrir o marcador.
Mano tira Diego Souza e coloca Danilo Rios
No intervalo, Mano promoveu a entrada de Danilo Rios no lugar de Diego Souza. O garoto perdeu boa chance logo nos primeiros minutos, mas acabou tendo atuação apagada. Isso porque, na segunda etapa, o Flamengo entrou em campo decidido a garantir os três pontos. Sob o comando de Ibson, o time carioca passou a usar a velocidade para envolver o Grêmio.
O preço da aplicação carioca foi pago aos 14 da etapa final. O argentino Maxi Bianucci invadiu a área gremista pela esquerda, cruzou rasteiro para Ibson concluir, ampliando a vantagem rubro-negra.
Pouco depois do gol, o treinador do Grêmio promoveu a entrada de Sandro Goiano e Marcel nas vagas de Nunes e Jonas. Sem o cão de guarda e com dois centroavantes, a idéia era aumentar o poder ofensivo. Porém, o Tricolor perdeu em organização e acabou não conseguindo acertar as jogadas.
Obina entra em campo com a camisa 100
Para o delírio da torcida flamenguista, o centro-avante Obina entrou aos 32 do segundo tempo, vestindo a camisa 100, em alusão ao centésimo jogo pelo rubro-negro. Ele chegou a perder algumas chances. O goleiro Saja ainda operou um milagre aos 36, quando o centroavante achou Renato Augusto na área. O jogador do time carioca chutou a queima-roupa, e o goleiro defendeu com os pés. O Grêmio ainda construiu algumas oportunidades, nenhuma delas claras.
Souza, na foto disputando com Labarthe, abriu o placar no Maracanã
Foto:
Paulo Sérgio
/
Gazeta Press
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.