| 30/09/2007 13h59min
O Brasil fechou sua participação na temporada 2007 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia com mais duas medalhas. Neste domingo, Ricardo e Emanuel conquistaram o título da 17ª e última etapa – Banco do Brasil Open -, em Fortaleza, enquanto Márcio e Fábio Luiz ficaram com o bronze.
Na decisão, os campeões olímpicos em Atenas derrotaram os atuais campeões mundiais, os norte-americanos Todd Rogers e Philip Dalhausser, por 2 sets a 0, com parciais de 21/13 e 21/15, em 39 minutos de partida. Na definição de terceiro lugar, Márcio e Fábio venceram os suíços Jan Schnider e Martin Laciga também por 2 a 0 (21/14 e 21/17), após 46 minutos.
Ainda no pódio, Ricardo e Emanuel receberam o troféu do pentacampeonato do Circuito Mundial. Emanuel foi eleito o melhor jogador da etapa de Fortaleza, enquanto Ricardo ganhou o prêmio de melhor atleta de toda a temporada.
– Fico muito feliz por ter sido eleito o melhor da temporada. Mas o forte da nossa dupla é o jogo coletivo, então devo muito desse prêmio ao Emanuel. Ele poderia ter sido eleito da mesma maneira que eu fui – ressaltou Ricardo.
Este também foi o 30º título da dupla em cinco anos de parceria, e a 602ª vitória desde 2002. Em etapas brasileiras do Circuito Mundial, este foi o quarto triunfo de Ricardo e Emanuel, vencedores também em 2003, no Rio de Janeiro, e em 2004 e em 2005, em Salvador.
– Nossa parceria já deixou de ser um casamento. Hoje, diria que formamos uma família. Quando um precisa, o outro sempre está lá para ajudar. Costumo dizer que o Ricardo é meu anjo da guarda – afirmou Emanuel.
Em Fortaleza, Ricardo e Emanuel asseguraram o sétimo título no Circuito Mundial em 2007 – eles também foram os campeões em Portugal, França (Paris), Canadá, Áustria, Noruega (Kristiansand) e Polônia, e ainda foram terceiros colocados na Alemanha. A contabilização dos pontos para a Olimpíada de Pequim foi iniciada em janeiro e prosseguirá até 20 de julho de 2008. Sendo assim, Ricardo e Emanuel terminam a temporada como primeiros colocados do ranking olímpico, seguidos por Márcio e Fábio Luiz. O Brasil terá duas duplas masculinas e duas femininas.
– A temporada está sendo muito boa para nós. Conseguimos alcançar os quatro primeiros objetivos que traçamos para o ano, nos classificar para os Jogos Pan-Americanos e conquistar a medalha de ouro, sermos campeões do Circuito Mundial e ficar próximos da classificação olímpica. A cada ano é mais difícil vencer. Todas as duplas estão evoluindo bastante e manter-se jogando em alto nível o tempo todo é complicado – disse Emanuel.
Agora, Ricardo e Emanuel voltam as atenções agora para o Circuito Banco do Brasil. A 12ª etapa será disputada entre os próximos dias 11 e 14 de outubro, em Vila Velha (ES).
– O ano ainda não acabou para nós. Temos ainda cinco etapas do Circuito Banco do Brasil pela frente e vamos com a mesma vontade que demonstramos aqui. Para nós, a temporada vai de fevereiro a novembro – completou Ricardo.
Com o encerramento da temporada do
torneio masculino, o Brasil termina o ano com 14 medalhas de ouro, cinco de prata e sete de bronze. No próximo mês, a Federação Internacional de Volleyball divulgará o calendário do Circuito Mundial de 2008.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.