| 06/09/2007 12h41min
O formato de decisão do título adotado na temporada passada dá à Stock Car características bem particulares. A classificação de 10 pilotos para a disputa pelo título nas quatro últimas corridas do campeonato não só assemelhou a categoria nacional à norte-americana Nascar como trouxe a pilotos e equipes um comprometimento maior com cálculos e projeções de acordo com a situação na tabela de pontos depois de cada etapa.
Diante da disputa pelas vagas no playoff, a fase que terá o título em jogo nas etapas finais, a categoria volta a Curitiba para a realização da sétima das 12 corridas previstas em seu calendário. Em números absolutos, a prova, que será disputada na manhã deste sábado, abre a segunda metade do campeonato. Na prática, por ser a penúltima da fase classificatória, a corrida será decisiva às pretensões de conquista de uma das 10 vagas.
– Com o playoff, o campeonato da Stock Car V8 entra na reta final quando vamos à pista na primeira etapa – compara o paraibano Valdeno Brito, 10º na tabela de pontos depois de seis corridas. – Cada corrida é importante para quem pensa em continuar na disputa pelo título, cada ponto conquistado pode fazer uma diferença enorme na hora de decidir uma das 10 vagas – considera o piloto que soma 30 pontos.
Melhor classificado no campeonato entre os pilotos que utilizam o modelo 307 da Peugeot, novidade da temporada, Brito comemora o fato de estar entre os 10 primeiros.
– Há duas corridas, eu era só o 26º colocado no campeonato e sabia que só teria condições de ir ao playoff com um milagre. Mas a situação melhorou muito, estou em 10º e sei que vamos ter que trabalhar muito nas duas próximas etapas para continuar nesse grupo – considera.
Brito e Cacá Bueno, líder do campeonato, foram os pilotos que marcaram mais pontos nas duas últimas provas. O paraibano foi segundo colocado na quinta etapa, em Londrina, e quarto na prova seguinte, em Santa Cruz do Sul. Somou 34 pontos. O carioca da RC Competições ficou em quarto na pista paranaense e foi vencedor da etapa gaúcha, totalizando 39 – em seu caso, a boa reação o fez subir da terceira para a primeira posição na tabela de pontos.
Bueno, com 82 pontos, e o paulista Thiago Camilo, da Vogel Motorsport, com 77, têm asseguradas suas vagas no playoff. Ricardo Maurício, da A. Mattheis Motorsport, é terceiro no campeonato com 73 pontos e também não deve ficar fora da disputa pelo título. Entre Ingo Hoffmann, da AMG, quarto com 51 pontos, e Brito, décimo, a diferença é de apenas 14 pontos.
– E, depois de mim na tabela, há muitos pilotos com chance de garantir vaga – lembra Brito.
O treino classificatório definindo o grid da etapa curitibana será disputado nesta sexta-feira (7), a partir das 10h30. A Super Classificação, confrontando os 10 pilotos mais rápidos na disputa por posições nas cinco primeiras filas, terá início às 12h50min. A corrida de sábado terá início às 10h15min, com transmissão pela RBS TV.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.