| 24/07/2007 08h08min
Depois de igualar o número de medalhas de ouro dos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo (foram 29), em 2003, o Brasil quer mais. O país tem tudo para garantir vitórias nas finais do atletismo e do basquete feminino, além de poder surpreender na luta greco-romana e ainda garantir vaga nas finais de algumas categorias do boxe.
A maior expectativa desta terça fica por conta do time comandado por Janeth, que disputa o ouro com os Estados Unidos às 15h. A ala e o técnico Antônio Carlos Barbosa, que soma 21 anos de trabalho na seleção, fazem sua última partida pela equipe.
No atletismo, Vicente Lenílson disputa a final dos 100m rasos, às 19h20min, na penúltima prova do dia. Antes, Josiane Tito é esperança nos 800m rasos, às 18h15min, e o decatlo pode ver o triunfo de Carlos Chinin, atual segundo colocado. Outras finais do dia serão as dos 100m rasos feminino, do salto em distância masculino e do arremesso de peso masculino – apenas a primeira não tem brasileiras na final.
Já no complexo Riocentro, um ouro pode vir acompanhado de outro recorde. Se o Brasil triunfar na disputa por equipes masculina do tênis de mesa, Hugo Hoyama se consagrará como o maior vencedor brasileiro na história do Pan, posto que divide atualmente com o nadador Gustavo Borges. Mas antes o time terá que passar pelo Canadá nas semifinais, às 11h30min.
Pódios difíceis
Em outras modalidades, a conquista de um pódio será lucro. No pentatlo moderno, Daniel Santos e Wagner Romão tentam repetir o feito de Yane Marques e buscar o ouro e a vaga olímpica. No boliche, a dupla Rodrigo Hermes e Fábio Rezende luta para manter o terceiro lugar do primeiro dia para conquistar uma medalha inédita na modalidade.
Já na luta greco-romana, que terá nesta terça o seu primeiro dia no Pan-2007, a maior aposta é Rodrigo Artilheiro, quarto colocado na categoria até 120kg em Santo Domingo-2003. O país ainda terá Fábio Cunha (até 55kg), Renato Migliaccio (até 66kg) e Marcelo Gomes Zulu (até 84kg) – todos com pouca chance de ir ao pódio. No esqui aquático, Thiago Gerin, sexto nas eliminatórias, tenta se superar na final da prova de rampa, marcada para às 9h.
Futsal e boxe
Também pela manhã, a seleção brasileira de futsal faz a sua segunda partida na competição, contra Cuba. Com uma vitória, o time comandado pelo astro Falcão praticamente garante vaga na semifinal. O técnico Paulo César de Oliveira, o PC, não sabe se poderá contar com o ala Lenísio, que sofreu contusão muscular na vitória desta segunda, sobre a Guatemala, por 4 a 1.
No boxe, várias semifinais têm brasileiros. O peso galo James Dean Pereira enfrenta o mexicano Carlos Roberto Cuadras, às 18h15min. Trinta minutos depois, o leve Everton Lopes entra no ringue contra o porto-riquenho Jose Pedraza Gonzales. Na seqüência, o meio-médio ligeiro Pedro Lima terá pela frente o jamaicano Ricardo Smith.
Estréias
Além da luta greco-romana, a patinação com velocidade também estréia no Rio com as categorias velocidade combinada e distância combinada, cada uma com duas baterias (manhã e tarde). Entre as mulheres, o Brasil será representado por Eliete Cardoso e Thalita Aroio. Já entre os homens, Douglas Conceição e Rafael Romano tentarão brigar por um lugar no pódio.
A equipe de softbol terá dois jogos: Estados Unidos (9h) e Argentina (14h30min), isso se o tempo, que impediu a abertura do evento nesta segunda, permitir. O tiro com arco também abre a disputa das eliminatórias, com a aposta em Leonardo Carvalho.
No Clube Marapendi, três brasileiros estréiam na chave de simples de tênis. Marcos Daniel encara Rasid Winklaar, de Antilhas Holandesas, na abertura da programação, às 10h. Em seguida, o paulista Flávio Saretta duela com o guatemalteco Sebastian Vidal, antes do confronto entre o paulista Thiago Alves e o também guatemalteco Cristian Paiz.
Completando o dia, a vela terá a disputa de três regatas em todas as suas classes, na Marina da Glória, a partir das 13h, e a seleção masculina de vôlei faz sua segunda apresentação, diante de Cuba, às 22h, no ginásio do Maracanãzinho.
GAZETA PRESSGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.