| 23/07/2007 19h32min
E saiu nesta segunda-feira a primeira medalha de ouro do Brasil no atletismo dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. O feito coube a Fabiana Murer, que na prova do salto com vara, atingiu a marca de 4,60m. Além de quebrar o recorde pan-americano da prova, ela atingiu a melhor marca da sua carreira. A anterior, de 4,50m, havia sido conquistada no GP Sul-Americano, em São Paulo, no dia 9 de junho.
Murer ficou 20 centímetros à frente da norte-americana April Steiner, que ficou com a medalha de prata. As duas fizeram um duelo particular pela medalha de ouro. A brasileira saiu na frente ao saltar 4,40m. Na sua última tentativa, Steiner calou o estádio ao igualar a marca de Murer. As duas então, passaram a tentar pular o obstáculo com 4,50m. E a brasileira levou a melhor.
Com o ouro já garantido, Murer passou a então a tentar quebrar o recorde pan-americano. E conseguiu no seu terceiro salto, atingindo a marca de 4,60m. Após consultar seu treinador, Élson Miranda, ela continuou em ação, agora para chegar aos 4,68m e quebrar o recorde sul-americano. Mas não conseguiu.
Com o ouro de Murer, o Brasil chegou a sua 29ª medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, já igualando a marca conquistada em Santo Domingo, em 2003. E com chances de brigar pela segunda posição na classificação geral com Cuba.
GAZETA PRESSGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.