| 05/06/2007 16h14min
O revezamento da tocha dos Jogos Pan-Americanos começou no início da tarde desta terça na Bahia. Após chegar Porto Seguro, a chama foi escoltada por 20 quilômetros até Cruz Vermelha, em Cabrália. Participaram ainda da cerimônia Bernard Rajzman (vôlei), Rogério Sampaio (judô) e Djan Madruga (natação). Às 13h, a tocha foi acesa na presença de milhares de pessoas, entre elas algumas personalidades esportivas.
Após a cerimônia, a tocha foi entregue ao ex-atleta Wilson Gomes Carneiro, de 77 anos, o primeiro medalhista individual brasileiro em Pan-Americanos. O segundo condutor foi o ex-jogador de vôlei Giovane Gavio. Entre os privilegiados que carregarão a tocha, estão 10 estudantes do Segundo Tempo, programa de inclusão social do Ministério do Esporte.
Em cada cidade por onde a tocha passar, um país que disputará o Pan será homenageado. Nesta terça foi a vez das Bahamas. Na quarta, em Goiânia, a República Dominicana será lembrada. A Tocha percorrerá um total de 51 localidades, inclusive 27 capitais, até chegar ao Estádio do Maracanã no dia 13 de julho, data da Cerimônia dos jogos.
Durante a cerimônia de acendimento, o Hino Nacional foi interpretado pela cantora Margareth Menezes. Depois foi a vez do Coral Uirapuru, composto por 25 crianças, cantar o Hino de Cabrália. Uma série de rituais pataxós, encenados por 50 índios, desejou sorte à realização dos jogos.
– Aqui nasceu o Brasil e aqui fizemos nosso primeiro contato com o mundo – declarou o ministro dos esportes, Orlando Silva, referindo-se à primeira missa realizada em território nacional. – Para o presidente Lula, o percurso tinha que começar aonde começou o Brasil – revelou, durante seu discurso.
O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COI), Carlos Arthur Nuzman, destacou que a chegada da tocha no Brasil representa um início épico para o evento. Ele lembrou todas as cidades pelas quais o fogo passará.
– A chama Pan-Americana vai percorrer todo o Brasil. Isso vai ser percebido em todo mundo – declarou.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.