| 29/05/2007 15h00min
A Federação Boliviana de Futebol (FBF) cogita não participar da Copa América de 2007, que será realizada em junho na Venezuela, como forma de protesto pela decisão da Fifa de vetar jogos em cidades situadas a mais de 2,5 mil metros de altitude. Segundo o vice da FBF, Mauricio Méndez, o país discutiu uma possível ausência com as federações de Colômbia e Equador.
Até agora, a causa boliviana é apoiada por Peru, Equador, Colômbia e Paraguai. Se conseguir o apoio venezuelano, será maioria na reunião da Confederação Sul-Americana do próximo dia 15 de junho, que discutirá se levará a causa adiante.
O dirigente disse que, se a Venezuela não apoiar o país em sua decisão de acabar com a proibição, não irá ao torneio do qual o país é anfitrião. Méndez assegurou também que o relatório usado pela Fifa para vetar os jogos de futebol acima dos 2,5 mil metros é questionável, pois não tem base científica.
– Realmente, o relatório deixa muito a desejar – assegurou Méndez ao comentar que, neste documento, a comissão médica da Fifa admite saber da necessidade de fazer uma pesquisa exaustiva sobre o assunto.
– Fomos punidos sem ter sido feito o estudo científico recomendado, o que nos deixou muito preocupados e causou grande irritação nos países andinos – disse Méndez.
Na segunda, os governos de Bolívia, Colômbia, Equador e Peru contestaram a decisão através da Comunidade Andina (CAN). O Estádio Hernando Siles de La Paz, palco dos jogos da seleção da Bolívia nas eliminatórias, está situado 3.577 metros acima do nível do mar.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.