clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 24/05/2007 17h30min

OAB critica a formação de Estado policial no Brasil

Presidente da entidade vê nas ações da Polícia Federal uma ameaça à democracia

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, concordou nesta quinta-feira com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que disse que as ações da Polícia Federal estão transformando o país em um Estado policial.

– Tenho alertado freqüentemente para o risco que significa o avanço desse Estado policial para o Estado Democrático de Direito; venho advertindo que o Estado policial, definitivamente, não é bom para a democracia e é péssimo para o Brasil – disse Britto.

Para o presidente da OAB, “um país não pode estar bem quando policiais federais são transformados em mocinhos e o combate ao crime, razão primeira da atividade policial, é peça coadjuvante diante da desmedida busca pelo sucesso promocional”.

E acrescentou:

– Nesse contexto, o princípio da inocência, antiga querência democrática, se faz bandido nas câmaras fotográficas e antenas de televisão; há condenações morais públicas antes mesmo da instauração do processo judicial, advogados são impedidos de trabalhar, indícios travestidos em verdades absolutas, algemas apresentadas como indumentárias normais, determinações judiciais são ridicularizadas.

Britto apontou o que pode acontecer caso aconteça a transição para o Estado policial.

– É preciso saber que quando transformamos o Brasil em Estado policial, acaba-se a liberdade de viver, acaba-se o contato com advogado e nos submetemos essencialmente à vontade do Estado. Prender todos sem dizer porque, deixar as pessoas presas sem que elas saibam o porquê. Esse é o caminho que devemos seguir? – questionou.

AGÊNCIA O GLOBO
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.