| 30/03/2007 18h44min
A estreante Chevrolet apresentou na tarde desta sexta a equipe que disputará o Campeonato Brasileiro de Rali, que terá duas duplas a bordo do novo Celta de rali, na categoria N2 (motor até 1.6, tração 4x2 e preparação limitada).
Uma das duas duplas é catarinense, formada pelos irmãos Marlon e Joseane Koerich. A outra, terá o gaúcho Ulysses Bertholdo e o também catarinense Sidinei Broering, que estréiam neste sábado, na abertura do certame nacional, em Tijucas.
Se a equipe é debutante, os pilotos têm experiência de sobra. Marlon Koerich e a navegadora Joseane são bicampeões do Rali dos Sertões. Já Ulisses soma 13 títulos brasileiros de velocidade na N4 (motor 2.0 turbo, tração 4x4, preparação limitada), dois sul-americanos, um do Cross Country e dois do Sertões.
Se para a equipe Chevrolet o ano será de desenvolvimento dos carros, para as duplas será de aprendizado total. Marlon e Joseane, acostumados com o cross country - onde competem com uma picape S10 - essa nova situação vai exigir bastante.
– É uma condição totalmente diferente de pilotagem. A S10 tem tração nas quatro rodas e é um veículo pesado, já o Celta tem tração em duas rodas e é leve. Vou ter que descobrir como o carro se comporta nas diversão condições, frenagem, reaceleração, entrada e saída de curvas, enfim, tudo é novidade – destaca Marlon, lembrando que foram apenas dois treinos com o novo carro.
Ulisses também destaca o desafio de voltar as origens e correr na N2.
– É uma pilotagem totalmente diferente, principalmente porque a tração é simples, nas rodas dianteiras.
Um dos maiores desafios da equipe Chevrolet foi aprontar os dois carros a tempo de estrear, neste sábado, em Tijucas.
– Nós recebemos os Celtas há cinco semanas, então, colocar os dois carros para largar já é uma grande vitória – disse Luiz Hass, diretor da equipe.
Além da N2, a que reúne o maior número de marcas (Celta, Palio, Gol, Peugeot, Fox e Ka), a N4, a mais veloz e potente do campeonato, também tem catarinense de ponta. O atual campeão Édio Füchter e o navegador Lelo de Carvalho são um dos favoritos ao título. Eles têm a forte concorrência de Guilherme Spinelli/Marcelo Vivolo, Juliano Sartori/Rafael Sartori (vice em 2006) e Marcos Marcol/Sérgio Tarcísio.
Os atuais campeões da categoria A6, Luís Tedesco/Bruno Mega, defendem o título com o mesmo Palio Abarth com o qual triunfaram em 2006.
– O carro está perfeito e enquanto o novo Palio não fica pronto iremos disputar as primeiras etapas com o carro do ano passado, que encerrou 2006 com vitória – assinalou Luís Tedesco, que terá como adversários diretos os pilotos Leandro Brustolin, de Gol, e Rafael Tulio, de Peugeot.
O rali prossegue no domingo, com encerramento programado a partir das 12h, com um superprime em Balneário Camboriú.
DIÁRIO CATARINENSEGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.