| 18/03/2007 20h39min
O Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, registrou atrasos de até três horas nos vôos deste domingo. O problema foi causado por um temporal em São Paulo e o colapso em um programa usado pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta-1) em Brasília.
Os maiores aeroportos brasileiros também sofreram com a nova seqüência de atrasos na malha aérea nacional. O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, afirmou que a situação é "terrível" e que a sobrecarga nos aeroportos, inclusive Congonhas, duraria até a madrugada desta segunda-feira.
Os problemas começaram na manhã deste domingo, quando o aeroporto de Congonhas, um dos mais movimentados do país, ficou fechado por quase duas horas devido ao acúmulo excessivo de água da chuva sobre o asfalto da pista principal.
Cerca de três horas mais tarde, um dos softwares usados pelos controladores de tráfego aéreo do Cindacta-1, que coordena o seqüenciamento dos
planos de vôo e a saída das
aeronaves, entrou em colapso e teve que ser reiniciado.
Durante o procedimento, que levou cerca de sete minutos, as transmissões entre os controladores e as aeronaves tiveram que ser feitas pelo telefone. O Cindacta-1 gerencia o tráfego aéreo das regiões Centro-Oeste e Sudeste, o que equivale a cerca de 70% dos vôos do país.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.