| 15/03/2007 00h59min
Dois meses e meio depois de tomar posse para o segundo mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou a tirar do papel a tão esperada reforma ministerial. Com o anúncio de três novos nomes do PMDB e um do PDT nesta quarta-feira, o desenho do novo ministério começa a ganhar nitidez.
Depois da confirmação oficial de José Antonio Toffoli para a Advocacia Geral da União (que tem status de ministério) e de Tarso Genro, trocando a Secretaria das Relações Institucionais pelo Ministério da Justiça, Lula anunciou mais alguns nomes que ocuparão a esplanada em Brasília.
Na manhã desta quarta-feira, Tarso já havia garantido que Lula tinha arquitetado toda a reforma, faltando apenas anunciá-la por completo. Segundo Tarso, o presidente tinha avançado em suas decisões depois de se reunir com líderes do PT, PV, PMDB e PDT.
– Aquelas peças que faltavam para compor o xadrez estão todas arranjadas. Então, ele pode desencadear imediatamente ou na
semana que vem, fechando o Ministério. Posso
dizer que o presidente detém hoje elementos completos. Sempre faltava algum, agora eles estão completos – disse Tarso, em entrevista à Rádio Gaúcha.
Temer se reúne com Lula e ganha três ministérios para o PMDB
Michel Temer, o presidente do PMDB, reuniu-se no fim da tarde desta quarta-feira com Lula. Saiu com a notícia de que seu partido ficará com mais três ministérios, além dos dois que já ocupa atualmente.
– O PMDB considera que foi atendido integralmente em suas reivindicações – disse Temer depois da reunião.
O deputado Odílio Balbinotti (PMDB-PR), o maior produtor individual de soja do país, ocupará o lugar de Luiz Carlos Guedes Pinto na Agricultura. Balbinotti, que declarou à Justiça Eleitoral bens no valor de mais de R$ 40 milhões, terá uma audiência com Lula nesta quinta-feira.
Além dele, assumirão ministérios o médico sanitarista José Gomes Temporão (PMDB-RJ), na Saúde,
e Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), na Integração Nacional. O partido
continuará à frente das pastas de Minas e Energia, com Silas Rondeau, e de Comunicações, com Hélio Costa. Segundo Temer, os três peemedebistas anunciados nesta quarta vão tomar posse às 9h da próxima sexta-feira.
Marta pode ir para Turismo e Mares Guia para o Desenvolvimento
O atual ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, já revelou que deixará o governo. Ele afirmou que Lula já aceitou seu pedido e busca um substituto para a pasta.
– O presidente está escolhendo e a qualquer momento o nome será divulgado. O presidente tomou a liberdade de falar em público sobre minha situação ontem [terça-feira] aos empresários, então é questão de tempo – disse Furlan.
Walfrido Mares Guia, ministro do Turismo, é cotado para assumir o cargo, embora também possa assumir as Relações Institucionais. Enquanto isso, Marta Suplicy, que brigava por Educação ou Cidades, deverá ficar é mesmo com a pasta de Turismo.
Na noite desta quarta-feira, o presidente do PT, Ricardo
Berzoini, comunicou a Lula que Marta só esperava um convite para dizer que sim, aceitaria o cargo.
Carlos Lupi, do PDT, assumirá Previdência Social
O PDT, que recentemente irritou o Planalto ao votar em peso na Câmara pela criação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Apagão Aéreo, deverá receber a Previdência Social. Na tarde desta quarta-feira, o deputado do PDT paulista Paulo Pereira da Silva disse ter encontrado Tarso Genro e recebido a notícia de que o ministério estava reservado à legenda. O nome escolhido pelo PDT é o de Carlos Lupi, presidente do partido.
– O PDT só tem um candidato, que é o Lupi – disse o deputado ao deixar o Palácio do Planalto.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.