| 14/03/2007 19h10min
Depois de ser o primeiro brasileiro a descer a duna mais alta do mundo, a Cerro Blanco, o sandboarder tricampeão mundial Digiácamo Dias agora também é um dos primeiros do mundo a descer a duna mais extensa do mundo. O paulista radicado em Florianópolis desceu no último domingo, a desconhecida Grande Duna, localizada na cidade peruana de Nasca, no departamento (o mesmo que um estado Brasil) de Ica. Além de Digiácomo, também participaram da aventura dois sandboarders peruanos.
Segundo Digi, como é mais conhecido, não há registro de que outro sandboarder tenha passado pelo local. A duna foi descoberta por um amigo peruano do brasileiro que possuí uma empresa de buggy e foi contratado por uma mineradora para explorar o deserto da região. E eis que nestas incursões pelo deserto foi descoberta a Grande Duna.
Para subir até o topo da montanha de areia foram necessárias duas horas de buggy. A Grande Duna tem aproximadamente 1600 metros de extensão e 700 de altura. A descida de Digiácomo durou 3min10seg e, segundo o sandboarder, foi uma experiência única por causa das peculiares características da duna:
– Ela é muito irregular, nunca vi isso antes. Quando mais irregular, mais louca de descer. Como foi a primeira vez que a gente desceu, fomos mais para explorar, sem fazer muitas manobras. Descemos em quatro partes porque parecem dunas em cima de outras dunas. Então, fica bem irregular. Às vezes é bem fofa e, de repente, fica bem dura, mas ela proporciona que você faça muitas manobras. É uma descida bem difícil porque a areia muda muito a cada instante – contou o brasileiro que, em 2004, recebeu do prefeito de Ica o título de Embaixador do Sandboard no Peru.
Aventuras carro no final do ano
Tricampeão mundial na categoria Big Air, Digi só deverá voltar a descer a Grande Duna no final do ano, quando planeja fazer uma viagem de carro pela América do Sul atrás do seu objetivo de desbravar dunas desconhecidas e de se tornar um especialista em enormes descidas.
E gigantes descidas é o que não faltam em Ica, onde também está localizada a duna mais alta do mundo, a Cerro Blanco. A montanha já foi descida por Digi em três ocasiões, a última no domingo retrasado. Foram quatro horas de subida à pé para dois minutos de descida pelos 1.100 metros.
ANA ROSA
ana.rosa@rbsonline.com.br
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.