clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 25/01/2007 20h30min

Lula vai discursar nesta sexta no Fórum Econômico em Davos

Presidente destacará importância de políticas sociais em países pobres

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai discursar nesta sexta-feira no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. Lula destacará a importância das políticas sociais públicas nos países pobres e que elas favorecem a estabilidade econômica. O presidente fará ainda um balanço positivo de suas políticas econômica e social.

Ao chegar a Davos, o presidente comentou sua expectativa para a terceira participação no evento.

– Vim aqui em 2003 mostrar que seria possível construir uma política consistente para acabar com a miséria no Brasil. Hoje, venho para mostrar que é possível cumprir as metas do milênio se houver um mínimo de compreensão dos países ricos. Não para ficar dando dinheiro para os países pobres, mas para investir em projetos que signifiquem desenvolvimento – afirmou.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, que também está no Fórum Econômico, afirmou que Lula foi um dos principais responsáveis pela entrada de assuntos como combate à fome e outros temas sociais na pauta do evento. O mesmo, segundo ele, ocorreu com os biocombustíveis, vistos em Davos como solução de curto prazo para a redução da emissão de gases causadores de efeito estufa.

– Quem trouxe as discussões do Fórum Social para Davos foi o presidente Lula, que fez o mesmo discurso nos dois eventos em 2003. Ele fez a ponte entre o social e o econômico – disse.

Questionado sobre a ausência de Lula no Fórum Social Mundial deste ano, em Nairóbi, no Quênia, o ministro respondeu que o presidente brasileiro não precisa ser o porta-voz das questões sociais.

– As ações de governo comprovam o compromisso dele com o social – acrescentou.

Lula participa amanhã de uma plenária sobre a América Latina, com o presidente do México, Felipe Calderón, o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos, José Miguel Insulza e presidente da empresa Alcoa, Alain Belda. A agenda prevê também reuniões com o primeiro-ministro britânico Tony Blair e um encontro com líderes mundiais para tratar da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC).




RÁDIO GAÚCHA E AGÊNCIA BRASIL

 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.