clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 18/01/2007 13h29min

Amorim ressalta fortalecimento do Mercosul

Inclusão da Bolívia e da Venezuela ao bloco serão discutidas no Rio

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, abriu há pouco a 32ª Cúpula do Mercosul, ressaltando a importância do fortalecimento do bloco econômico nesses 15 anos de existência, com interesse crescente dos países vizinhos e de outros mais distantes, diante da importância geoeconômica do bloco.

Para isso, citou o avanço do comércio recíproco na região, que passou de US$ 4,5 bilhões para US$ 25 bilhões atualmente:

– Não se pensa em América Latina ou América do Sul sem passar pelo Mercosul, que registrou momentos altos e menos altos, no desejo de buscar uma maior integração. A despeito de todas as crises, sobretudo nos dois maiores países do bloco, poucos grupos no mundo inteiro tiveram crescimento tão grande – disse o ministro.

Amorim disse que houve quedas das assimetrias, com o Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul, que segundo o ministro ainda é pequeno, mas "que nenhum grupo de países em desenvolvimento tem, com vários projetos em andamento":

– Esse avanço não pode ser desprezado.

O ministro disse que, aos poucos, o bloco pode ir eliminando a cobrança dupla da Tarifa Externa Comum (TEC), podendo destinar parte dos recursos da tarifa para o fundo, com mais condições de ajudar países mais frágeis do bloco e regiões mais frágeis dentro dos países.

– O Mercosul não é só dos países, dos empresários. O Mercosul dos povos, da sociedade, que não deixará ele acabar. Já fizemos a primeira cúpula social do Mercosul e, institucionalmente, o tribunal que formamos tem se pronunciado e tem sido

acionado.

Amorim falou sobre a entrada na Venezuela no bloco:

– Principalmente pelas mudanças sociais que estão ocorrendo lá. Há uma percepção clara que o Mercosul não é apenas do Cone Sul e, sim, de toda a América. A entrada da Venezuela foi fundamental para isso. A despeito dos mercocéticos e dos mercocríticos, o Mercosul está se fortalecendo.

O Ministro informou que durante a reunião, em andamento neste momento, serão discutidos os pedidos da Bolívia para entrar no bloco, a adesão plena da Venezuela e as assimetrias da região.

AGÊNCIA O GLOBO
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.