clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 16/01/2007 17h40min

Foro de governadores e prefeitos vai discutir a fronteira do Mercosul

Objetivo é fortalecer a integração dos cinco países do bloco

Com o Foro Consultivo de Governadores e Prefeitos do Mercado Comum do Sul (Mercosul), que será criado na próxima quinta, no Rio de Janeiro, em evento paralelo à Cúpula de Chefes de Estado do bloco, as ações sócio-educativas nas fronteiras dos países-membros serão impulsionadas, o que deve resultar numa maior integração dos cinco países (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela).

Essa é a expectativa do governo brasileiro, segundo afirmou nesta terça o subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Vicente Trevas, também escolhido para ser o coordenador nacional no conselho.

– Há uma expectativa de que o Foro Consultivo seja pragmático, dando resultado em curto prazo. Vamos compartilhar os nossos arranjos produtivos nas fronteiras, impulsionando as iniciativas locais – destaca Vicente Trevas.

Com a chancela dos países-membros, as ações comuns entre estados federativos e municípios poderão contar com recursos junto aos fundos de financiamento do Mercosul, sublinha o coordenador.

Para ele, os governadores e prefeitos têm uma visão mais abrangente e focada nas necessidades regionais e locais, o que pode facilitar a integração.

– Concebemos as fronteiras como regiões de integração compartilhada. Vamos dar respaldo as iniciativas que já existem, e impulsioná-las – garante.

As cidades fronteiriças brasileiras, por exemplo, prossegue o coordenador, há algum tempo atuam numa rede chamada de “merco-cidades”, com cooperações em várias áreas, e os governos estaduais já têm relações bilaterais com os vizinhos.

O Foro, assinala Trevas, irá condensar as iniciativas que já são realizadas nas regiões fronteiriças dos países do bloco, integrando-as e dando a necessária chancela governamental para que possam avançar.

AGÊNCIA BRASIL

 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.