| 16/01/2007 16h22min
Cerca de trinta ministros do Comércio e Economia participarão de uma reunião convocada pelo governo suíço em uma tentativa de relançar as negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC).
O encontro foi confirmado pelo Ministério da Economia da Suiça e ocorrerá em 27 de janeiro, durante a realização da Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suiça.
A anfitriã da reunião será a ministra da Economia da Suíça, Doris Leuthard, que repetirá um feito realizado por seu antecessor no cargo, Joseph Deiss, que também convocou reuniões semelhantes para abordar o andamento das negociações da Rodada de Doha.
As negociações estão paralisadas desde julho passado, quando as principais potências comerciais não conseguiram alcançar um entendimento nas questões agrícola e de abertura de mercados para bens industriais, dois dos principais pilares das negociações.
Após essa interrupção formal, estipulada pelo Conselho Geral da OMC, as delegações dos países-membros da organização retomaram suas reuniões em meados de novembro passado, mas limitadas a assuntos de caráter técnico.
No entanto, todos os atores concordam que um verdadeiro avanço do processo só acontecerá quando as potências comerciais - principalmente Estados Unidos, União Européia e Japão, do lado dos países industrializados, assim como Brasil e Índia, por parte do mundo em desenvolvimento - manifestarem sua vontade política.
A reunião dos ministros da OMC em Davos também terá a presença do diretor-geral da instituição multilateral, Pascal Lamy.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.