| 25/12/2006 16h08min
O governo chinês anunciou nesta segunda a demissão do secretário-geral do Partido Comunista da China (PCCh) em Qingdao e ex-prefeito da cidade, sede das competições olímpicas de vela nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, por suposta corrupção.
Du Shicheng, número dois na hierarquia comunista da cidade portuária, é acusado de “graves violações da disciplina”. Ele também perdeu o cargo de subsecretário-geral do partido na província de Shandong, no leste do país, onde fica Qingdao.
Fontes do Comitê Organizador dos Jogos de Pequim (Bocog) asseguraram que o político não tinha relação direta com os preparativos para o evento, mas aguardam para saber se o dinheiro supostamente desviado por ele não vinha dos cofres olímpicos.
Este não é o primeiro caso de corrupção que assola os preparativos para os Jogos Olímpicos. Antes, o ex-supervisor de obras das instalações olímpicas, Liu Zhihua, foi demitido e expulso do PCCh por supostamente também ter desviado verbas.
Liu é acusado de malversar uma quantia não revelada de fundos destinados aos preparativos para os Jogos Olímpicos de Pequim, cidade que gastará US$ 40 bilhões na construção de estádios e outras obras de infra-estruturas para o evento.
Desde o ano passado, Pequim aplica medidas anticorrupção nos preparativos para os Jogos, tais como auditorias de despesas, escolha no último minuto dos analistas que decidirão a concessão de projetos (para reduzir os subornos) e ameaças de “listas negras” públicas a empresas corruptas.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.