| 13/12/2006 18h30min
Barcelona e América do México jogarão nesta quinta por uma vaga na final do Mundial de Clubes, que já conta com a presença garantida do Inter, que derrotou o Al-Ahly, do Egito, por 2 a 1. Os catalães já participaram uma vez desta competição em 1992 e perderam para o São Paulo.
O Barça chega desta vez ao Japão com uma idéia fixa: a vitória. A equipe catalã, no entanto, procura se livrar de toda pressão.
– Pela primeira vez jogaremos uma partida em que o Barcelona não é o favorito – disse Ronaldinho Gaúcho.
Apesar do cansaço causado pela mudança de fuso horário, a equipe comandada pelo técnico Frank Rijkaard, que ocupa atualmente a primeira colocação no Campeonato Espanhol, deseja ampliar seu histórico com um dos poucos títulos que ainda não possui.
Rijkaard, que poderá dispor do atacante argentino Saviola, liberado pelo departamento médico após um mês se recuperando de lesão, deve contar com a equipe base que vem utilizando ao longo da temporada. A única dúvida é o brasileiro Edmílson, que não participou do último treino por causa de uma gastroenterite. Caso não possa entrar em campo, o meia será substituído pelo também brasileiro Thiago Motta.
O zagueiro mexicano Rafa Márquez, que foi poupado na partida do último fim de semana, contra o Real Sociedad, está especialmente motivado para enfrentar uma equipe de seu país.
O zagueiro considera o América uma equipe muito forte, e citou Cabañas, Blanco e Claudio López como os principais destaques do time. Márquez, entretanto, aposta em uma vitória do Barça.
– Estamos conscientes do que este título representaria para a história do clube, pois sabemos o quanto será difícil voltar a ter uma oportunidade como esta – afirmou.
Os mexicanos já enfrentaram o Barcelona este ano, durante a pré-temporada da equipe catalã. O América vencia por 4 a 1 até os 20 minutos do segundo tempo mas, em uma reação avassaladora, os espanhóis empataram a partida, com gols de Saviola, Ronaldinho Gaúcho e Eto'o.
A equipe treinada por Luis Fernando Tena se classificou para as semifinais após uma dura partida contra o Jeonbuk Motors, da Coréia do Sul, na qual venceu por 1 a 0, com um gol do zagueiro Ricardo Rojas, a onze minutos do final.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.