| 19/11/2006 21h42min
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) qualificou neste domingo como muito boa a participação de seus 420 atletas em 33 modalidades dos Jogos Sul-Americanos, encerrados hoje em Buenos Aires e Mar del Plata, na Argentina. A disputa serviu como termômetro para os jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro.
– A participação do Brasil foi muito boa. Novos valores foram revelados e pudemos enfrentar vários adversários que encontraremos nos Jogos Pan-Americanos, em 2007 – disse o gerente geral do Departamento Técnico do COB, José Roberto Perillier.
Segundo o dirigente, o Brasil não levou sua força máxima aos Jogos Sul-Americanos:
– Em várias modalidades estivemos representados pela equipe B ou juvenil, como foi o caso do tênis, da ginástica artística e do judô, e mesmo assim conseguimos bons resultados – apontou.
O Brasil dominou com folga a última edição dos Sul-Americanos, realizados há quatro anos no Rio de Janeiro e nas subsedes de São Paulo, Curitiba e Belém. A horas do encerramento do torneio de 2006, o país travava uma luta equilibrada com Colômbia e Venezuela pelo segundo posto do quadro de medalhas, atrás da consagrada Argentina.
O COB não recebeu com surpresa o desempenho de Colômbia e Venezuela nos Jogos, e muito menos a liderança dos anfitriões, que participaram com suas principais figuras em atividade.
Perillier destacou ainda a evolução dos brasileiros nas modalidades de esgrima, tiro com arco, halterofilismo e luta feminina.
– Venezuela e Colômbia apostaram tudo na luta pelas medalhas. Por isso não estou surpreso com os resultados desses países. Além disso, têm tradição nos Jogos e estão trabalhando em alto rendimento, sobretudo na Venezuela, que fez grandes investimentos no esporte – explicou.
– Os Jogos Sul-Americanos serviram também para que pudéssemos conhecer os atletas e vinculá-los com mais objetividade ao trabalho para o Pan. A partir de agora, é nosso único foco – explicou.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.